De olho em vaga para 2013, Razia participa de teste pela Force India em Magny-Cours

Luiz Razia, vice-líder da GP2 e ainda com chances de título, vai sentar no VJM05 durante toda terça-feira no teste de novatos da F1 em Magny-Cours

► Exclusivo: Emerson Fittipaldi descreve como foi primeiro título em 1972

► As imagens de Emerson Fittipaldi na temporada 1972

A primeira grande chance para Luiz Razia mostrar que é capaz de guiar um carro de F1 em 2013 vai acontecer nesta terça-feira (11). O brasileiro foi confirmado como um dos pilotos a participar do teste de novatos pela Force India em Magny-Cours.

"Esse será um teste muito importante para mim. Pela primeira vez no ano vou andar com um carro de F1 e em uma equipe boa, que costuma ir para o Q3 e soma muitos pontos", avaliou o piloto. "É uma boa oportunidade para mostrar meu trabalho e testar um carro bom", completou Razia.
 

Razia vai testar pela Force India em Magny-Cours (Foto: Alastair Staley/GP2)

Magny-Cours deixou o calendário da F1 em 2008 e pleiteia uma chance de retorno no ano que vem. Razia aprovou que o teste seja realizado na pista francesa. "É uma ótima pista, de alta velocidade e com curvas rápidas muito legais, que já foi palco de corridas da F1, o que também é bacana."

Além do brasileiro, a Force India confirmou que o reserva Jules Bianchi e o venezuelano Rodolfo González serão os outros pilotos a guiarem o carro da equipe em Magny-Cours. Razia abrirá as atividades, testando na terça-feira, antes de entregar o equipamento ao francês. González fecha o turno na quinta.

O dono da Force India, Vijay Mallya, afirmou que o treino é uma continuação do trabalho de observar jovens pilotos e descobrir futuro talentos para a F1. “O treino dos novatos é uma chance de avaliar pilotos promissores das categorias de base. É algo que levamos muito a sério e sempre tentamos permitir que os jovens guiem nossos carros quando é possível”, disse.

“Nós conhecemos Jules muito bem por causa do trabalho dele nos treinos livres de sexta-feira e será valioso para ele passar um dia todo no carro. Luiz e Rodolfo são dois pilotos estabelecidos na GP2 e estou ansioso para ver como vão se sair”, completou.

Os testes com novatos no circuito de Magny-Cours serão realizados entre os dias 11 e 13 de setembro. A atividade na pista francesa contará também com a presença de Ferrari e Mercedes.

Williams, HRT e Marrusia já realizaram testes com jovens pilotos no circuito de Silverstone em julho. Além da bateria na França, uma terceira rodada de testes será realizada em novembro, em Abu Dhabi, com as demais equipes do grid.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.