De olho no banking de Zandvoort, Pirelli testa protótipos em Barcelona

A última curva de Zandvoort, inclinada em 18 graus, faz a Pirelli ser cautelosa. De olho no GP da Holanda, a segunda semana de testes contará com protótipos de pneus dianteiros. Mario Isola, chefe da fornecedora, destaca que “não há pânico”

A segunda semana de testes da Fórmula 1 em Barcelona vai contar com um novo composto fornecido pela Pirelli. Mario Isola, chefe da fábrica na F1, revelou a disponibilidade de pneus dianteiros protótipos, com o objetivo de abrir o leque de opções para o GP da Holanda, em Zandvoort.
 
A prova holandesa inspira cuidados da Pirelli por conta da última curva, que terá inclinação de 18 graus. Isso exige mais dos pneus, que serão levados ao limite.
 
“Vamos testar protótipos dos pneus dianteiros na próxima sessão”, disse Isola em coletiva acompanhada pelo GRANDE PRÊMIO. “O protótipo foi desenvolvido com uma construção um pouco diferente porque ainda estamos analisando dados que estão chegando de Zandvoort. Fizemos algumas análises a respeito do banking e o plano é usar esses pneus com um pouco mais de pressão”, seguiu.
A Pirelli vai testar novidades em Barcelona (Foto: Pirelli)

“Como não estamos sabendo de tudo, não temos dados sobre o autódromo ou o asfalto, a ideia é testar uma construção diferente. Vai funcionar de uma forma diferente, é mais resistente”, destacou.

 
Isola frisou que o protótipo não significa necessariamente um temor da Pirelli a respeito de Zandvoort. Como as novas características do traçado ainda são uma incógnita, a fornecedora de pneus tenta se preparar para diferentes cenários.
 
“Foi algo que conversamos com a FIA, que concordamos com a FIA. Não quero ouvir comentários sobre pânico. Não há pânico. É parte de um processo sério e profissional em que precisamos estar prontos. Talvez a gente vá com os pneus normais usando as medidas apropriadas, mas preferimos testar também a dirigibilidade de uma construção diferente. Temos a oportunidade aqui em Barcelona”, encerrou.
 
A última vez que a F1 lidou com uma curva inclinada de alta velocidade foi em Indianápolis, onde correu entre 2000 e 2007. A edição de 2005 entrou para a história de forma negativa: os pneus Michelin não suportavam a inclinação da curva 13, o que levou oito de 11 equipes a desistir da prova. Somente as três escuderias parceiras da Bridgestone competiram, deixando o grid com seis carros.

GRANDE PRÊMIO cobre AO VIVO, em TEMPO REAL e 'in loco' os testes de pré-temporada da F1 em Barcelona com o repórter Vitor Fazio. Siga tudo aqui.

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