De olho no mercado russo, Force India contrata jovem Mazepin como novo piloto de desenvolvimento para 2016

Nikita Mazepin tem apenas 16 anos, foi vice-campeão mundial de kart em 2014, disputou a F-Renault Norte-Europeia no ano passado e vai competir contra Pedro Piquet e Sergio Sette Câmara na F3 Europeia neste ano. O russo também vai dividir suas atividades com a nova função na escuderia de Silverstone

A Force India abriu fevereiro com um anúncio oficial. Nada sobre a dupla titular, formada por Sergio Pérez e Nico Hülkenberg, e tampouco sobre o novo carro para a temporada 2016 da F1. Mas a escuderia de Silverstone surpreendeu ao anunciar, na manhã desta segunda-feira (1), a contratação do adolescente russo Nikita Mazepin como seu novo piloto de desenvolvimento. Vijay Mallya, dono da Force India, não escondeu o interesse em ampliar seus horizontes e aumentar a influência no mercado econômico russo.
 
Nascido em Moscou, Nikita tem no seu currículo o vice-campeonato mundial de kart da FIA, conquistado na França, em 2014. No ano passado, o piloto disputou três competições: o Toyota Racing Series, no qual terminou em 18º lugar, a F-Renault Europeia, participando de sete corridas, e a F-Renault Norte-Europeia (NEC), na qual logrou um pódio e terminou em 12º.
 
Em 2016, Mazepin vai competir na F3 Europeia pela escuderia britânica Hi-Tech Racing e vai dividir as curvas com os brasileiros Pedro Piquet e Sergio Sette Câmara. E além do seu trabalho na categoria de base, Nikita também vai atuar no desenvolvimento dos trabalhos da Force India na F1.
Nikita Mazepin é o novo piloto de desenvolvimento da Force India (Foto: Force India/Twitter)
O russo agradeceu a Vijay Mallya, dono da Force India, pela oportunidade conquistada e por, de certa forma, fazer parte da F1. “É uma sensação incrível me unir à Force India. É o maior passo que já dei na minha carreira e quero agradecer a Vijay e todos no time pela oportunidade. Ainda sou jovem e tenho muito o que aprender, de modo que a experiência na Force India é importante para meu desenvolvimento”, comemorou.
 
“Meu objetivo é correr na F1 no futuro, e as notícias de hoje me colocam um passo em frente para conquistar este objetivo. Vou trabalhar duro para ajudar a equipe e vou fazer tudo o que for possível para aperfeiçoar meu talento tanto dentro quanto fora da pista”, complementou Mazepin.
 
Mallya deu as boas-vindas ao jovem russo. “É uma chance fantástica para Nikita começar seu aprendizado na F1 e para estar completamente envolvido em nossa equipe. Sempre identificamos e criamos jovens talentos, e está claro que Nikita já é muito capaz, por isso decidimos por ele. 2016 vai lhe oferecer uma chance perfeita para demonstrar seu talento e desenvolver sua experiência para se converter em um piloto de F1”, disse o empresário.
 
“Nosso plano é destiná-lo ao nosso simulador de forma intensa, e ele também vai nos apoiar em nosso programa de testes na temporada, e isso vai fazer com que ele tenha um papel importante no desenvolvimento do VJM09. É emocionante para a equipe começar a trabalhar com um jovem piloto russo, levando em conta o sucesso do GP da Rússia nos últimos anos. É um mercado com um grande crescimento para a F1 e para o surgimento de novos talentos, como Nikita, e isso vai garantir que o interesse siga crescendo ainda mais rápido”, concluiu.
 
 

(function(d, s, id) { var js, fjs = d.getElementsByTagName(s)[0]; if (d.getElementById(id)) return; js = d.createElement(s); js.id = id; js.src = “//connect.facebook.net/pt_BR/sdk.js#xfbml=1&version=v2.3”; fjs.parentNode.insertBefore(js, fjs);}(document, ‘script’, ‘facebook-jssdk’));

Nelsão e sua irreverência de sempre. Até do outro lado do mundohttp://grandepremio.uol.com.br/outras/noticias/piquet-volta-a-vencer-na-nova-zelandia-e-entra-de-vez-na-luta-pelo-titulo-no-toyota-racing-series

Publicado por Grande Prêmio em Segunda, 1 de fevereiro de 2016

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.