De surpresa, Lotus divulga na internet primeiras imagens do E23, carro para temporada 2015 da F1
Sem aviso-prévio, a Lotus apresentou nesta segunda-feira (26) as primeiras imagens do E23, carro com o qual vai disputar a temporada 2015 da F1. Desta vez, nada de bico-tomada ou algo do tipo
Mais um carro da F1 2015 foi apresentado ao público. Na tarde desta segunda-feira (26), a Lotus, de surpresa, revelou as primeiras imagens do E23, agora acompanhado da terminação 'Hybrid', bólido que usará para disputar o campeonato da F1 neste ano.
Mantendo as já tradicionais cores preta e dourada que acompanham o time desde 2011, a equipe, ao contrário do que fez em 2014, vem com uma aparência mais convencional. O modelo vem sem grandes invenções aerodinâmicas — nada de bico-tomada, como existiu no ano passado — e tem uma frente um tanto "reconchuda".
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A expectativa em Enstone é que este novo carro permita ao time se recuperar do péssimo ano vivido em 2014. Falta de dinheiro, a perda de peças-chave na equipe técnica e o problemático motor Renault não deixaram a Lotus marcar mais do que dez pontos em todo o último campeonato. Romain Grosjean chegou duas vezes em oitavo, amargos melhores resultados, ainda mais para um piloto que sonhou em vencer corridas na reta final de 2013. Pastor Maldonado não foi além de um nono posto.
Para 2015, a grande mudança diz respeito às unidades de força: adeus, Renault, olá, Mercedes. Não deixa de ser uma troca marcante, afinal, a equipe de Enstone sempre esteve associada à montadora francesa. Foi, inclusive, o time de fábrica da Renault entre 2002 e 2010, mudando de nome em 2011. Mas o fraco V6 feito em Viry-Chatillon e a necessidade de se dar a volta por cima obrigou Gerard Lopez e cia. a se mexerem. E a Mercedes, assim, preencheu o vazio deixado pela saída da McLaren da lista de clientes.
Mas as mudanças vão além disso, garante o diretor-executivo da equipe, Matthew Carter. "O E23 Hybrid representa uma nova era para a Lotus, não apenas com a mudança para as unidades de força da Mercedes, mas também é a concretização de um inverno bem ocupado nos bastidores. Melhorias nos nossos departamentos de design, aerodinâmica e simulação contrubuíram para o desenvolvimento de um carro que é um grande passo adiante", afirmou.
"Não é segredo que sofremos com o carro do ano passado, então miramos cada área que pode nos causar problemas. Fizemos grande progresso no túnel de vento e em áreas como a acomodação e o resfriamento do motor. Esperamos que o E23 se mostre muito, muito melhor que seu antecessor", declarou Chester.
Chester reconheceu que o uso do motor Mercedes é o que deve propiciar à Lotus o principal ganho de performance, confiabilidade e dirigibilidade em relação a 2014. O engenheiro destacou que o E22 dera indícios de ser bom no túnel de vento, mas o time não foi capaz de extrair esse desempenho na pista. "Então prestamos mais atenção para tornar as características do carro mais adaptáveis", explicou. Basicamente, um carro mais simples. A suspensão também é nova. "Perdemos muito quando a suspensão interconectada foi proibida no meio da última temporada. O design da suspensão do E23 atende às novas regras, então não estamos tentando atualizar um sistema originalmente feito para trabalhar de outra forma", esclareceu.
LANÇAMENTOS 2015 | |||
Mercedes | 1/2 | Jerez | |
Red Bull | A confirmar | A confirmar | |
Williams | 21/1 | online | Texto e fotos |
Ferrari | 30/1 | online | |
McLaren | 29/1 | online | |
Force India | 21/1* | Cidade do México | Texto e fotos |
Toro Rosso | 31/1 | Jerez | |
Lotus | 26/1 | online | |
Sauber | A confirmar | A confirmar |
*apresentação da equipe
A Renault tem grandes planos para 2015. A fabricante francesa espera reduzir pela metade a diferença que ainda possui para a campeã Mercedes e traça como meta a conquista de "pelo menos cinco vitórias na temporada" que começa em março, no Albert Park, na Austrália. No ano passado, a fornecedora enfrentou diversos problemas com a nova unidade de força. Mesmo assim, fechou o campeonato com três triunfos, todos pelas mãos de Daniel Ricciardo, com a Red Bull.