Defensor do cockpit fechado, Surtees critica postura de Hamilton contra Halo: “Deveria pensar um pouco mais”

A morte do filho de John Surtees poderia ser evitada com o uso de um equipamento como o Halo. Com este fardo nas costas, o campeão de 1964 repreendeu as críticas incisivas de Hamilton contra o dispositivo, sugerindo que o piloto da Mercedes pensasse mais na ideia

John Surtees viveu um pesadelo em 2009: uma semana antes do acidente de Felipe Massa em Hungaroring, o campeão da F1 em 1964 perdeu o filho Henry em um acidente em Brands Hatch. O pneu de um adversário, solto após um toque, atingiu em cheio a cabeça do novato, que viria a morrer horas depois. Não é difícil de entender o motivo para John apoiar o Halo. E é justamente por isso que o britânico se opôs a Lewis Hamilton, que fez comentários incisivos a respeito da estética do dispositivo.
 
Surtees acredita que Hamilton deveria ser mais cuidadoso antes de tecer tais comentários sobre o Halo, considerando o posicionamento de Lewis pouco responsável.
John Surtees (Foto: Getty Images)
“Lewis deveria talvez pensar um pouco mais sobre o Halo e pensar na responsabilidade que ele tem como um campeão mundial. Ele poderia considerar isso e, se possível, dar seu esforço máximo para garantir que será o menos inoportuno possível. Sofri a tragédia de perder o Henry, que certamente poderia ser evitada por um equipamento como esse”, disse Surtees, em entrevista ao jornal ‘The Telegraph’.
 
O ex-piloto, todavia, reconhece que o Halo pode causar estranheza na F1. Mas isso não é motivo suficiente para simplesmente descartar a ideia na primeira oportunidade.
 
“Eu posso entender as reações iniciais que Lewis teve. Se eu ainda estivesse correndo, teria feito o mesmo. Mas, em troca, você precisa sentar e pensar com cuidado em todas as consequências de entrar na onda é descartar (o Halo)”, ponderou. 
 
“Mudanças simplesmente acontecem, mas tem vezes que mudanças são forçadas sobre nós. Pode ser que a equipe de dirigentes, por causa da força que o assunto ganhou, não tenha opções a não ser impor essas regulações”, finalizou.
 
O Halo é uma das medidas escolhidas pela FIA para fazer parte do regulamento de 2017, aprovado recentemente. A Ferrari testou um protótipo em Barcelona, durante a pré-temporada da F1.
 
VEJA A EDIÇÃO #19 DO PADDOCK GP, QUE ABORDA STOCK CAR, F1, INDY E F-E

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “8352893793”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 250;

fechar

function crt(t){for(var e=document.getElementById(“crt_ftr”).children,n=0;n80?c:void 0}function rs(t){t++,450>t&&setTimeout(function(){var e=crt(“cto_ifr”);if(e){var n=e.width?e.width:e;n=n.toString().indexOf(“px”)

var zoneid = (parent.window.top.innerWidth document.MAX_ct0 = '';
var m3_u = (location.protocol == 'https:' ? 'https://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?' : 'http://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?');
var m3_r = Math.floor(Math.random() * 99999999999);
document.write("”);

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.