Di Grassi revela traçado de etapa carioca da F-E na Marina da Glória: “Será usado por outras categorias”

Diretor de projetos especiais da nova categoria, piloto brasileiro foi o responsável pelo desenho do traçado de 2.291 km, com retas de no máximo 600 m, por questões econômicas: "Circuito poderá ser usado também por outras categorias"

 
Lucas di Grassi, piloto e diretor de projetos especiais da F-E, revelou nesta quinta-feira (12) o traçado que será utilizado na etapa brasileira da categoria, no Rio de Janeiro. Será na Marina da Glória, na capital carioca, e contará com 2.291 km de extensão.
 
O projeto foi desenvolvido pelo próprio brasileiro. "Numa pista de rua, você não tem muito o que inventar, tem que respeitar os limites do lugar, até porque ali não pode derrubar árvores, nada disso", disse Lucas ao 'GloboEsporte.com'. Em seguida, relatou como desenvolveu o projeto e explicou seus detalhes.
Traçado criado por Lucas di Grassi para a F-E no Rio de Janeiro (Foto: Divulgação)
"Fiz o desenho básico no Google Earth e, depois, encaminhamos a uma empresa especializada, que aprontou o que precisa ser feito em termos de áreas de escape, recapeamento, que é para receber o 'padrão FIA'", detalhou. "Este é um circuito que vai ficar semipronto e que poderá ser usado também por outras categorias."
 
As retas não ultrapassarão 600 m, por questões econômicas: retas mais longas exigiriam maior potência, mais investimento nos motores e, também, mais despesas com a montagem do circuito em questões relacionadas à segurança. 
 
"Vários pilotos de alta capacidade já demonstraram interesse em disputar a F-E", prosseguiu Di Grassi. "Reservas da F1, titulares do Mundial de Endurance, gente que saiu de categorias como a GP2, a Indy… Podemos ter uma espécie de Corrida dos Campeões com vários caras talentosos de diversas categorias", comentou Di Grassi, animado.
 
Dez equipes já confirmaram inscrições na nova categoria – entre elas, as ex-F1 Virgin e Super Aguri e, também, Dragon e Andretti, ambas em atividade na Indy. 
 
A etapa do Rio de Janeiro está prevista para 15 de novembro do próximo ano.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.