Di Resta diz que esforços da Force India para compreender pneus na pré-temporada valeram a pena

A Force India começou a temporada 2013 como a quinta melhor equipe do grid, pontuou com seus dois pilotos no GP da Austrália e esteve perto de repetir o feito no GP da Malásia

A estratégia adotada pela Force India durante a pré-temporada, de focar nos long-runs e na compreensão dos novos compostos fabricados pela Pirelli, deu certo, e é a isso que o escocês Paul di Resta credita o bom início de temporada do time indiano em 2013. O piloto, que está em sua terceira temporada na F1, disse que a performance do VJM06 está do jeito que a equipe esperava.

Di Resta terminou o GP da Austrália, que abriu a temporada, na oitava posição, atras de seu companheiro de time, o alemão Adrian Sutil. No GP da Malásia, realizado uma semana depois, a dupla estava mais uma vez na briga por pontos, mas ambos os pilotos foram forçados a abandonar com um problema nas porcas das rodas.

Di Resta e Sutil brigavam por pontos na Malásia antes de abandonarem a corrida (Foto: Getty Images)

“Eu acho que fizemos uma boa aproximação no inverno”, afirmou Di Resta, sobre a tática de privilegiar situações de corrida. “Em alguns dias, nós sacrificamos muito andar de tanque vazio para trabalhar com grandes quantidades de combustível. [A boa performance nas primeiras corridas] se deu por causa de como isso funcionou e de como os dados que coletamos foram essenciais”, esclareceu.

Para o escocês, o fato de o VJM06 ser dócil no trato com os pneus é fundamental para que a Force India continue andando bem ao longo desta temporada. “Essencialmente, tivemos um perfil diferente de desgaste de pneus. Você pode trabalhar para influenciar isso”, falou o campeão de 2010 do DTM.

“O que vimos [nos testes] em Barcelona foi uma degradação elevada e todos falando sobre os pneus. Acho que, em Melbourne, foi uma situação mais anormal em termos de temperaturas ambiente e de pista. Mas eu acho que estávamos bem confortáveis e preparados para o fim de semana”, completou Di Resta.

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube