Dianteira alongada e visual futurista: as primeiras imagens de novo carro da F1 2022
O site italiano LiveGP teve acesso ao um show-car, ou carro de exibição, que a F1 encomendou para a empresa The Memento Group para mostrar ao público no fim de semana do GP da Inglaterra. As primeiras fotos mostram o bólido de 2022 ainda sem as rodas de 18” instaladas
Enquanto a temporada 2021 da Fórmula 1 se desenrola tendo como grande pano de fundo a batalha entre Max Verstappen e Lewis Hamilton pelo título, a revolução se avizinha com a chegada de uma nova geração de carros para 2022. E já é possível ter uma primeira ideia de como vão ser os modelos do futuro da F1. No fim da última segunda-feira (21), o site italiano LiveGP revelou as primeiras imagens de um protótipo do novo carro.
Segundo a publicação italiana, o protótipo é resultado de uma encomenda do Liberty Media, gestora da Fórmula 1, à empresa The Memento Group, que projeta, desenvolve e fornece produtos como peças personalizadas e até mesmo um carro completo de exibição, como é o caso. A ideia do Liberty é mostrar o show-car, ou carro de exibição, no fim de semana do GP da Inglaterra de Fórmula 1, entre 11 e 13 de julho.
Relacionadas
LEIA TAMBÉM
+Opinião GP: Mercedes prova do próprio veneno e põe Red Bull como força a ser batida
+WEB STORIES: A classificação da Fórmula 1 depois do GP da França, sétima etapa da temporada 2021
Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!
Antes, as primeiras imagens reveladas sobre o carro da Fórmula 1 eram renderizadas, sendo apresentadas no fim de semana do GP dos EUA de 2019. À época, a proposta do Liberty Media é que a revolução tivesse início em 2021, mas foi adiada em um ano em razão da pandemia.
A ideia da gestora da Fórmula 1 é, com a nova geração de carros, tornar a categoria mais equilibrada e mexer na ordem de forças. Esta também é a esperança de equipes há tempos alijadas da luta pelas primeiras posições, como McLaren, Ferrari e Alpine (novo nome da Renault) buscarem o regresso ao protagonismo.
As fotos reveladas pelo Live GP mostram o novo carro, ainda sem os pneus de 18” instalados, mas alinhado com a proposta da F1 e da FIA (Federação Internacional de Automobilismo) a partir de 2022: dianteira bem mais alongada em relação à versão ainda em uso, aerodinâmica simplificada e com coberturas dos pneus dianteiros. Elementos que atualmente são usados pelas equipes, como bargeboards, as aletas laterais, serão extintas em 2022.
Dentre as mudanças apresentadas para os carros, estão novas versões de asas dianteiras e traseiras, sidepods, dutos de freio e difusores. Em termos de peso mínimo, vai haver um aumento significativo, de 25kg, subindo para 768kg. O acréscimo é justificado pelos novos pneus, de 18”, a adoção de peças padronizadas ou de código aberto — projeto público e liberado para as outras equipes —, e também um aumento no peso mínimo da unidade de potência, que vai ganhar mais 5kg.
Algumas equipes, como Haas e Ferrari, já trabalham diretamente nos seus respectivos projetos para 2022, a ponto inclusive de abandonarem o desenvolvimento do carro deste ano.
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.