Dianteira alongada e visual futurista: as primeiras imagens de novo carro da F1 2022

O site italiano LiveGP teve acesso ao um show-car, ou carro de exibição, que a F1 encomendou para a empresa The Memento Group para mostrar ao público no fim de semana do GP da Inglaterra. As primeiras fotos mostram o bólido de 2022 ainda sem as rodas de 18” instaladas

Verstappen arrisca na estratégia e bate Hamilton: os melhores momentos do GP da França (GRANDE PRÊMIO com Reuters)

Enquanto a temporada 2021 da Fórmula 1 se desenrola tendo como grande pano de fundo a batalha entre Max Verstappen e Lewis Hamilton pelo título, a revolução se avizinha com a chegada de uma nova geração de carros para 2022. E já é possível ter uma primeira ideia de como vão ser os modelos do futuro da F1. No fim da última segunda-feira (21), o site italiano LiveGP revelou as primeiras imagens de um protótipo do novo carro.

Segundo a publicação italiana, o protótipo é resultado de uma encomenda do Liberty Media, gestora da Fórmula 1, à empresa The Memento Group, que projeta, desenvolve e fornece produtos como peças personalizadas e até mesmo um carro completo de exibição, como é o caso. A ideia do Liberty é mostrar o show-car, ou carro de exibição, no fim de semana do GP da Inglaterra de Fórmula 1, entre 11 e 13 de julho.

LEIA TAMBÉM
+Opinião GP: Mercedes prova do próprio veneno e põe Red Bull como força a ser batida
+WEB STORIES: A classificação da Fórmula 1 depois do GP da França, sétima etapa da temporada 2021

FÓRMULA 1; 2022; NOVO CARRO; 2022;
O site italiano LiveGP mostrou as primeiras imagens do protótipo de novo carro da F1 para 2022 (Foto: LiveGP.it)

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!

Antes, as primeiras imagens reveladas sobre o carro da Fórmula 1 eram renderizadas, sendo apresentadas no fim de semana do GP dos EUA de 2019. À época, a proposta do Liberty Media é que a revolução tivesse início em 2021, mas foi adiada em um ano em razão da pandemia.

A ideia da gestora da Fórmula 1 é, com a nova geração de carros, tornar a categoria mais equilibrada e mexer na ordem de forças. Esta também é a esperança de equipes há tempos alijadas da luta pelas primeiras posições, como McLaren, Ferrari e Alpine (novo nome da Renault) buscarem o regresso ao protagonismo.

As fotos reveladas pelo Live GP mostram o novo carro, ainda sem os pneus de 18” instalados, mas alinhado com a proposta da F1 e da FIA (Federação Internacional de Automobilismo) a partir de 2022: dianteira bem mais alongada em relação à versão ainda em uso, aerodinâmica simplificada e com coberturas dos pneus dianteiros. Elementos que atualmente são usados pelas equipes, como bargeboards, as aletas laterais, serão extintas em 2022.

FÓRMULA 1; 2022; NOVO CARRO; 2022;
Dianteira alongada e visual aerodinamicamente simplificado: o projeto do carro de 2022 na F1 (Foto: LiveGP.it)

Dentre as mudanças apresentadas para os carros, estão novas versões de asas dianteiras e traseiras, sidepods, dutos de freio e difusores. Em termos de peso mínimo, vai haver um aumento significativo, de 25kg, subindo para 768kg. O acréscimo é justificado pelos novos pneus, de 18”, a adoção de peças padronizadas ou de código aberto — projeto público e liberado para as outras equipes —, e também um aumento no peso mínimo da unidade de potência, que vai ganhar mais 5kg.

Algumas equipes, como Haas e Ferrari, já trabalham diretamente nos seus respectivos projetos para 2022, a ponto inclusive de abandonarem o desenvolvimento do carro deste ano.

Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube

Saiba como ajudar