Diretor da F1 crê em maior engajamento dos fãs com corridas de classificação

Ross Brawn, diretor esportivo da categoria, se mostrou empolgado com as corridas de classificação e o novo formato de final de semana que será testado em três etapas em 2021

Volta rápida na pista de Miami, que recebe a F1 em 2022 (Vídeo: Miami)

Diretor-esportivo da Fórmula 1, Ross Brawn celebrou a confirmação das corridas de classificação, que vão acontecer em três finais de semanas ainda não definidos, na temporada de 2021. O dirigente entende que o novo formato deve aumentar o engajamento dos fãs nas etapas. A ideia é testar o sistema neste ano, antes das mudanças radicais de regulamento que o Mundial vai enfrentar a partir de 2022. É um objetivo adotar um modelo que proporcione maior imprevisibilidade às corridas.

“Queremos engajar os fãs ao longo de todo o final de semana. O GP de domingo é fantástico, e não queremos acabar com isso, mas queremos aumentar o engajamento para a sexta-feira e para o sábado. No momento, as sextas-feiras são para os aficionados. Ver os treinos livres é divertido, mas não tem nenhuma conclusão. Mas agora as sextas terão toda a empolgação com os treinos classificatórios”, afirmou Brawn.

Três etapas, ainda indefinidas, receberão as corridas de classificação em 2021 (Foto: Aston Martin)

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!

A nova configuração determina que a sexta-feira terá uma sessão de classificação após o primeiro treino livre, que determinará o grid de largada para a corrida sprint do sábado, que terá 100 km de distância, cerca de um terço do que é percorrido em uma prova normal. Além disso, a corrida de classificação determinará a ordem do grid para a corrida de domingo, dando pontos para os três primeiros colocados.

“Creio que será uma grande adição, sem os pit-stops, será uma corrida limpa. Serão 30 minutos seguidos, 100km de ação. Queremos ver como os fãs se envolvem e se o formato curto é atraente, se é complementar e se funciona com a corrida principal. Nós sentimos que sim. Sentimos que vai ser muito emocionante”, concluiu.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.