Diretor da F1 crê em maior engajamento dos fãs com corridas de classificação

Ross Brawn, diretor esportivo da categoria, se mostrou empolgado com as corridas de classificação e o novo formato de final de semana que será testado em três etapas em 2021

Volta rápida na pista de Miami, que recebe a F1 em 2022 (Vídeo: Miami)

Diretor-esportivo da Fórmula 1, Ross Brawn celebrou a confirmação das corridas de classificação, que vão acontecer em três finais de semanas ainda não definidos, na temporada de 2021. O dirigente entende que o novo formato deve aumentar o engajamento dos fãs nas etapas. A ideia é testar o sistema neste ano, antes das mudanças radicais de regulamento que o Mundial vai enfrentar a partir de 2022. É um objetivo adotar um modelo que proporcione maior imprevisibilidade às corridas.

“Queremos engajar os fãs ao longo de todo o final de semana. O GP de domingo é fantástico, e não queremos acabar com isso, mas queremos aumentar o engajamento para a sexta-feira e para o sábado. No momento, as sextas-feiras são para os aficionados. Ver os treinos livres é divertido, mas não tem nenhuma conclusão. Mas agora as sextas terão toda a empolgação com os treinos classificatórios”, afirmou Brawn.

Três etapas, ainda indefinidas, receberão as corridas de classificação em 2021 (Foto: Aston Martin)

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!

A nova configuração determina que a sexta-feira terá uma sessão de classificação após o primeiro treino livre, que determinará o grid de largada para a corrida sprint do sábado, que terá 100 km de distância, cerca de um terço do que é percorrido em uma prova normal. Além disso, a corrida de classificação determinará a ordem do grid para a corrida de domingo, dando pontos para os três primeiros colocados.

“Creio que será uma grande adição, sem os pit-stops, será uma corrida limpa. Serão 30 minutos seguidos, 100km de ação. Queremos ver como os fãs se envolvem e se o formato curto é atraente, se é complementar e se funciona com a corrida principal. Nós sentimos que sim. Sentimos que vai ser muito emocionante”, concluiu.

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube

Saiba como ajudar