Diretor da FIA diz que detritos que furaram pneu de Bottas eram de Gasly e Magnussen e afirma: “Ninguém nos avisou deles”

Diretor de provas da F1, Charlie Whiting explicou que os pedaços de carro que furaram o pneu do então líder Valtteri Bottas eram de Pierre Gasly e Kevin Magnussen, que se enroscaram na relargada final. Ainda, o britânico garantiu que não foi avisado de detrito nenhum na pista

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

Valtteri Bottas perdeu uma corrida que estava nas suas mãos neste final de semana no Azerbaijão. O finlandês passou em cima de detritos e furou o pneu, deixando a disputa poucas voltas antes da bandeirada. O incidente levantou bastante discussão, afinal, Bottas encontrou pedaços de carro pouquíssimo depois de um safety-car. Charlie Whiting, diretor da FIA, justificou que os detritos foram de um enrosco justamente na relargada final entre Pierre Gasly e Kevin Magnussen. Ainda, que nenhum fiscal informou de qualquer pedaço de carro em ponto algum da pista naquela volta.
 
Whiting elogiou o trabalho dos fiscais durante a conturbada corrida em Baku, mas deixou claro que nenhuma informação envolvendo detritos chegou momento antes do abandono de Bottas. 
 
"Nós não recebemos nenhuma informação de detrito ali. E olha que, durante a corrida toda, os fiscais foram muito eficientes em informar sobre qualquer pedaço de carro na pista. Isso foi fruto, provavelmente, do incidente entre o Gasly e o Magnussen, mas ninguém falou de detrito algum ali", disse.
Valtteri Bottas ficou arrasado com o abandono (Foto: Reprodução/Twitter)

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

O britânico explicou que a direção de prova teve o procedimento correto durante o safety-car e que houve eficiência para deixar a pista sem pedaços de carro.
 
"Claro que a gente sempre tenta deixar a pista livre de detritos, mas fica um pouco difícil limpar a pista sem saber que tem algo ali. O trabalho estava sendo muito eficiente e, quando veio a relargada, eu achava que estava tudo limpo no traçado mais uma vez. Estou totalmente tranquilo quanto às decisões que tomamos naquele safety-car", completou.
 
Chefe da Mercedes, Toto Wolff lamentou muito o abandono do finlandês, que segue pressionado em ano de renovação de contrato.
 
"Foi brutal para ele perder uma corrida que parecia nas mãos por causa de pedaço de detrito na pista. Sorte é parte do esporte: o safety-car nos tirou vitória antes, agora nos deu uma com Lewis. Mas não parece certo isso. O cara mais rápido da pista não completou a prova porque furou o pneu", afirmou.
 

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.