Diretor da Force India descarta repetição de 2013 e crê em manutenção de boa forma na segunda parte do campeonato

Force India terminou a primeira metade da temporada 2014 da F1 na quinta posição, à frente até mesmo da poderosa McLaren. É o melhor início de ano do time desde que estreou na categoria em 2008

Diretor-operacional da Force India, Otmar Szafnauer não pensa que os motores são tudo na temporada 2014 da F1, mas credita à opção pelos propulsores Mercedes a ascensão do time no Mundial. E tem certeza de que o time vai manter a boa forma na segunda parte do campeonato deste ano, tal qual ocorreu em 2013.

Dessa vez, a Force India espera conseguir se manter na luta por um lugar no top-5 do Mundial de Construtores até a última prova da temporada.

Sergio Pérez celebra quarto pódio da carreira, o primeiro com a Force India (Foto: Getty Images)

Szafnauer destacou o início precoce dos trabalhos no desenvolvimento do carro deste ano — maio de 2013 — e que a escolha pela manutenção da parceria com a fabricante alemã se deu a partir da confiança de que o trabalho na nova unidade de força seria o melhor de todos.

“Não sabíamos quem faria o melhor trabalho para desenvolver a unidade de força. Dito isto, tivemos que escolher e fomos com a Mercedes porque pensamos que eles fariam o melhor trabalho, mesmo que não soubéssemos quão melhor seria. Mas nós começamos o nosso desenvolvimento cedo, em maio, então nossa expectativa era andar bem — só não sabíamos quão bem”, afirmou, demonstrando satisfação com os resultados, em entrevista ao site oficial da F1. 

Quinta colocada na pontuação do Mundial de Construtores, a Force India também começou bem o campeonato de 2013, porém caiu bastante na reta final, perdendo o lugar no top-5 e somando menos pontos que a Sauber nas últimas provas.

Szafnauer, contudo, rechaça a ideia de uma repetição disso na segunda parte de 2014. O dirigente explicou que a queda na performance no fim do ano passado só se deu por causa da mudança feita pela Pirelli na construção dos pneus após o drama vivido no GP da Inglaterra.

“Outros times reagiram bem, nós não, sendo que o motivo foi que, quando as mudanças foram feitas, já estávamos bem adiantados com o carro deste ano. Tivemos um dilema: paramos o que estamos fazendo para 2014 e reagimos aos novos pneus, o que pode demorar um pouco, ou apenas continuamos? Se tentássemos reagir, teria um impacto maior no carro deste ano”, explicou.

Outro tema mencionado por Szafnauer na entrevista foi a dupla de pilotos de seu time, que considera “brilhante”. A Force India já manifestou a intenção de continuar com os dois pilotos no próximo ano. Destacou que Sergio Pérez terminou uma corrida no pódio — o GP do Bahrein — e que Nico Hülkenberg pontuou em cada uma das dez primeiras corridas, apenas falhando no GP da Hungria.

“Acho que temos uma boa combinação, e os dois são brilhantes levando o time para a frente”, comentou.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.