Diretor da McLaren diz que Honda deve fornecer motores para mais equipes em 2015 ou 2016

Jonathan Neale disse que a McLaren não será a única equipe a contar com os motores da Honda e lembrou que, por força do regulamento da F1, “não há exclusividade a esse respeito”

A reedição do casamento entre Honda e McLaren, anunciada nesta quinta-feira (16), é histórica, definitivamente. Todavia, a escuderia de Woking não deverá ser a única a receber os motores da fabricante japonesa. Isso porque o próprio regulamento da F1 determina que, se uma equipe solicita o fornecimento a uma montadora, esta então deve estar disposta a entrega-los caso a fabricante não esteja fornecendo seus propulsores para muitas equipes do grid. Assim, a McLaren pode ser a principal cliente da Mercedes, mas não terá exclusividade.


Segundo rumores publicados pela imprensa europeia, Sauber e Lotus são cotadas para receber os novos motores Honda. Outra equipe que apareceu na onda das especulações sobre uma possível parceria com os japoneses é a Williams, que, assim como a McLaren, tem um histórico vitorioso com a Honda.
Confira os números da McLaren-Honda e McLaren-Mercedes 

Jonathan Neale disse que a McLaren ainda não tem nenhum teste programado com o novo motor (Foto: McLaren)

Logo após o anúncio oficial do retorno da Honda como fornecedora de motores da McLaren, feito na tarde desta quinta-feira (16) no Japão, Jonathan Neale, diretor da escuderia britânica, participou de uma teleconferência com jornalistas da Europa. Questionado, principalmente, a respeito da nova parceria com a Honda e da perspectiva que a montadora japonesa terá ao ter de construir motores para mais equipes do grid.

“É melhor que a Honda responda diretamente, mas todos os fornecedores de motores que chegam à F1 sabem que eles estão fazendo isso com a expectativa que eles devem ser obrigados, então eles estão preparados para fornecer para mais de uma equipe”, comentou Neale. 

“Não temos ilusões, temos muito trabalho para deixarmos tudo pronto para 2015, mas se houver algum pedido da FIA ou de Bernie, então a Honda estará ciente desta situação”, acrescentou o dirigente, ciente do regulamento. “Não há exclusividade a esse respeito”, ressaltou o dirigente.

Questionado também se a McLaren já planejou algum tipo de teste de pista para 2014, mesmo que com um carro antigo, apenas para avaliar o desenvolvimento do novo motor Honda, Neale negou. “Não há planos para isso no momento. Há restrições para fazer isso. Toda a questão dos testes de pista é em cima do que está acontecendo agora e em torno de várias variáveis no momento, mas está tudo no ar agora. Por enquanto, não temos planos para testar”, encerrou o diretor da McLaren.
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.