Diretor da McLaren revela que FIA foi alertada sobre falha dos sensores de fluxo de combustível em janeiro

Eric Boullier, diretor de corridas da McLaren, revelou que a FIA sabia dos problemas com os sensores desde janeiro, durante a pré-temporada, e que também emitiu um comunicado sobre o uso do equipamento na bateria final de testes, no Bahrein

Conta-giro: Entenda funcionamento do fluxômetro nos atuais carros da F1


(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});

A FIA foi alertada para possíveis problemas com seus sensores de fluxo de combustível no início do ano e emitiu orientações sobre o uso do equipamento durante os testes no Bahrein. A informação é de Eric Boullier, diretor de corridas da McLaren.

No GP da Austrália, os sensores ganharam fama depois que os comissários de prova desclassificaram Daniel Ricciardo, da Red Bull, que havia conquistado o segundo lugar do pódio. Os representantes de entidade máxima, após a verificação técnica, determinaram que o carro #3 excedeu "consistentemente" o limite de fluxo de combustível, que é de 100 kg/h.

A equipe austríaca enfrentou problemas com o fluxômetro durante todo o fim de semana e optou por usar seus próprios dados durante a corrida, alegando falhas do sensor da FIA.

Funcionamento do fluxômetro da FIA (Arte: Rodrigo Berton)


(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});

"Está claro que já havia alguns problemas com relação à precisão entre os diferentes sensores", disse Boullier. "E, desde janeiro, todos têm trabalhado junto à FIA para entender essas falhas", acrescentou o dirigente.

"E é verdade que, no fim, a FIA tomou uma posição no Bahrein, durante o segundo teste, e deixou claro que o seu sensor de combustível seria a referência e que todos deveriam usá-lo", completou.

A FIA emitiu uma diretiva técnica no dia 1º de março, o penúltimo dia de treinos coletivos da pré-temporada, homologando os sensores e afirmando que "seriam os principais medidores de fluxo de combustível".

O comandante da McLaren ainda afirmou que o time inglês "tomou todos os cuidados com relação ao fluxo de combustível em Melbourne". "Mas é verdade também que, no fim das contas, tivemos um sistema totalmente compatível durante a corrida e durante todo o fim de semana, como a maioria das equipes", explicou.

A Red Bull entrou com recurso para reaver os pontos de Ricciardo.

'TOP GEAR BARBADOS' ESPECIAL

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.