Diretor da Mercedes vê W10 no limite técnico e avalia que W09 já parece “desajeitado e inocente”

O W09, carro de 2018 da Mercedes, conseguiu grandes resultados na pista e foi exaltado como um grande modelo. Meses de desenvolvimento, todavia, já fazem o diretor-técnico James Allison mudar de ideia: o W10 é o verdadeiro grande carro

Um ano de desenvolvimento é capaz de fazer a Mercedes duvidar da real capacidade dos modelos de anos anteriores. James Allison, diretor-técnico da equipe alemã, acredita que o W10 já está um nível acima do W09, carro de 2018. Com inovações técnicas para a nova temporada, Alisson já se permite dizer que antes a escuderia não tinha um bólido tão agressivo assim.
 
“É algo interessante. As coisas que pensávamos ser motivo de grande orgulho ano passado, que pensávamos ter chegado ao limite absoluto, agora começam a parecer desajeitadas e inocentes em comparação”, apontou Allison em vídeo produzido pela própria Mercedes.
O W10 está no ápice técnico? (Foto: Mercedes)

Isso porque Allison pensa que foi só dessa vez, em 2019, que o carro prateado se aproximou do pico de performance. É que o W10, de tão enxuto, parece “embalado a vácuo”.

 
“Pense nos sidepods do ano passado, por exemplo. Era algo que as pessoas ficaram falando um monte porque conseguimos que ficassem mais enxutos do que nunca, em qualquer outro ano”, recordou. “Mesmo assim, você olha para os sidepods [de 2019], olha para a carenagem, e é um carro embalado a vácuo de um jeito que não imaginávamos ser possível 12 meses atrás. A mesma coisa com a suspensão, que conseguimos deixar um pouco mais alta. Isso vale para tudo. Se você tirar a pele do carro e olhar por baixo, você vai ver que todas as peças estão mais próximas, mais duras e mais leves, o que nos traz mais performance”, comentou.
 
Com o W09, a Mercedes tomou conta da temporada 2018 da Fórmula 1, sendo campeã de Pilotos e Construtores pelo quinto ano seguido. Em 2019, a Ferrari surge mais uma vez como principal ameaça, tendo liderado a tabela de tempos na pré-temporada em Barcelona.
 
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.