Diretor da Pirelli descarta mudança para 2013, mas defende adoção do pneu de classificação na F1

Paul Hembery, diretor-esportivo da Pirelli, descartou mudança já na temporada de 2013, mas afirmou que, caso a fabricante continue na F1 em 2014, pedirá aos times que avaliem a possibilidade da introdução dos pneus de classificação

 

Paul Hembery, diretor-esportivo da Pirelli, concedeu uma entrevista coletiva aos jornalistas brasileiros em uma teleconferência na sede da empresa em São Paulo nesta quinta-feira (8), e afirmou que a fabricante é favorável a introdução de pneus de classificação na F1. 
 
O dirigente descartou uma mudança para 2013, mas afirmou que a Pirelli fez essa proposta para evitar que pilotos não participem do Q3 para poupar pneus para a corrida. 
Diretor da Pirelli afirmou que apoia introdução de pneus de classificação na corrida (Foto: Pirelli)
“Para 2013, infelizmente, não”, lamentou. “Nós nunca gostamos de carros que não andam no Q3 e nós oferecemos inúmeras soluções para isso, entre elas, os pneus de classificação”, contou. 
 
Hembery explicou que, caso a Pirelli continue na F1 além de 2013, quando termina o vínculo da empresa com o Mundial, vai propor aos times que avaliem a possibilidade de introduzir os pneus de classificação para 2014.
 
“Se continuarmos na F1, além do nosso contrato, que termina no ano que vem, nós pediremos aos times para considerarem os pneus de classificação”, revelou. “Nós sentimos que isso deixará a classificação mais atraente”, defendeu. 
 
“Vimos este ano, quando os carros tinham performances bem parecidas e os pilotos tinham mais pressão do que nos últimos anos, vimos individualidades aparecendo nos pilotos, e a classificação deveria ser isso”, defendeu. “Deveria ser a volta perfeita.” 
 
“A grande pergunta é: os pneus de classificação podem fazer isso? Você não pode fazer três ou quatro voltas. Tem de fazer a volta de aquecimento e a volta cronometrada e fazê-las com perfeição”, ponderou. “Nós, certamente, apoiaríamos uma mudança em relação à classificação”, completou. 

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube