Diretor da Pirelli descarta mudança para 2013, mas defende adoção do pneu de classificação na F1

Paul Hembery, diretor-esportivo da Pirelli, descartou mudança já na temporada de 2013, mas afirmou que, caso a fabricante continue na F1 em 2014, pedirá aos times que avaliem a possibilidade da introdução dos pneus de classificação

 

Paul Hembery, diretor-esportivo da Pirelli, concedeu uma entrevista coletiva aos jornalistas brasileiros em uma teleconferência na sede da empresa em São Paulo nesta quinta-feira (8), e afirmou que a fabricante é favorável a introdução de pneus de classificação na F1. 
 
O dirigente descartou uma mudança para 2013, mas afirmou que a Pirelli fez essa proposta para evitar que pilotos não participem do Q3 para poupar pneus para a corrida. 
Diretor da Pirelli afirmou que apoia introdução de pneus de classificação na corrida (Foto: Pirelli)
“Para 2013, infelizmente, não”, lamentou. “Nós nunca gostamos de carros que não andam no Q3 e nós oferecemos inúmeras soluções para isso, entre elas, os pneus de classificação”, contou. 
 
Hembery explicou que, caso a Pirelli continue na F1 além de 2013, quando termina o vínculo da empresa com o Mundial, vai propor aos times que avaliem a possibilidade de introduzir os pneus de classificação para 2014.
 
“Se continuarmos na F1, além do nosso contrato, que termina no ano que vem, nós pediremos aos times para considerarem os pneus de classificação”, revelou. “Nós sentimos que isso deixará a classificação mais atraente”, defendeu. 
 
“Vimos este ano, quando os carros tinham performances bem parecidas e os pilotos tinham mais pressão do que nos últimos anos, vimos individualidades aparecendo nos pilotos, e a classificação deveria ser isso”, defendeu. “Deveria ser a volta perfeita.” 
 
“A grande pergunta é: os pneus de classificação podem fazer isso? Você não pode fazer três ou quatro voltas. Tem de fazer a volta de aquecimento e a volta cronometrada e fazê-las com perfeição”, ponderou. “Nós, certamente, apoiaríamos uma mudança em relação à classificação”, completou. 
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.