Diretor da Renault insiste que Palmer segue como titular mesmo se Kubica for bem em teste coletivo na Hungria

Em Budapeste, Cyril Abiteboul revelou que disse a Jolyon Palmer que Robert Kubica não é uma ameaça imediata: “Claramente buscamos opções para 2018”, explicou o francês, que apontou o piloto polonês com chances de ser titular da Renault caso vá bem nos testes coletivos na Hungria. Mas insistiu que não há planos para fazer a mudança ainda nesta temporada

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

Ao menos oficialmente, a Renault não tem planos para substituir Jolyon Palmer durante a temporada 2017 do Mundial de F1. O britânico, claramente pressionado pela falta de resultados — até agora, não somou pontos em dez corridas disputadas no ano, contra 26 de Nico Hülkenberg —, ganhou a concorrência de Robert Kubica, que vai testar o R.S.17 na próxima quarta-feira (2), em Budapeste. O GRANDE PRÊMIO soube que existe a possibilidade de uma troca e de o polonês se tornar titular no lugar de Palmer caso tenha um bom desempenho nos testes coletivos, mas Cyril Abiteboul, diretor-geral da Renault, disse que não considera tal possibilidade no momento.

 
“Vamos continuar com nosso apoio a Palmer, não há nenhuma mudança de planos”, afirmou o dirigente francês em entrevista publicada pelo site norte-americano ‘Motorsport.com’ nesta quinta-feira (27). 
 
“É verdade que sentimos que precisamos avaliar mais sobre Kubica depois dos testes que fizemos. Obviamente, esses testes foram com o carro de 2012, mas também fizemos outras coisas, como exames médicos e trabalho no simulador. É verdade que, com base em todas essas coisas até agora, queremos ter um ponto de vista melhor sobre o quão realista seria se Kubica pilotasse novamente um carro atual de F1 e possivelmente em um contexto de competição”, explicou Abiteboul.
Abiteboul foi questionado sobre a intenção de substituir Palmer por Kubica ainda em 2017. E negou (Foto: Renault)

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

“A última oportunidade para, pelo menos, fazer um teste com um carro atual de F1 são os testes da Hungria, e vamos aproveitar essa oportunidade, mas isso é algo que está mais a médio ou longo prazo, não é um plano a curto prazo e não temos como opção fazer algo com nossa dupla de pilotos a curto prazo”, insistiu.

 
O engenheiro, diferente de declarações passadas, afirmou que Kubica pode estar no radar da Renault para a próxima temporada, mas é preciso antes esperar o resultado dos testes da semana que vem para uma avaliação mais detalhada. No momento, Abiteboul continua bancando e prestigiando Palmer como titular.
TITULAR DA RENAULT JÁ A PARTIR DO GP DA BÉLGICA? PODE ACONTECER, SIM 

.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height:
0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute;
top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }

“Kubica poderá ser um candidato para 2018, mas antes de considerar como um candidato, precisamos ver como ele vai lidar com carros com maior carga aerodinâmica e potência, porque claramente o carro que ele pilotou até agora não é representativo. Honestamente, ainda que ele vá bem, não significa que optemos por ele para 2018 porque há mais coisas para analisar”, salientou o dirigente, que revelou ter conversado com Palmer sobre Kubica.
 
“Eu disse a Palmer que Kubica não é uma ameaça imediata. Claramente buscamos opções para 2018, e Palmer poderia ser uma opção para 2018. Está nas suas mãos. O que estamos fazendo com Kubica não tem nada a ver com o que Palmer vai fazer neste fim de semana. Não vai haver troca de pilotos em Spa. Posso confirmar que Palmer vai guiar em Spa e o plano para ele é pilotar até o fim da temporada. Palmer e Kubica são dois aspectos distintos."
 
No entanto, Abiteboul é claro ao dizer que há grande insatisfação na Renault com a falta de resultados de Palmer. A última cartada da Renault é entregar um novo assoalho, que ajudou Hülkenberg a ter grande desempenho em Silverstone, ao britânico na Hungria. “Ele precisa ter confiança em si mesmo, na equipe e na sua situação para poder somar pontos. Espero e acredito que com o pacote que vamos levar a Budapeste seja possível à equipe marcar pontos, mas ele tem de render tanto como qualquer outro piloto que chega à F1. Não vou negar que existe pressão, é um ambiente competitivo, mas não pressão em curto prazo”, concluiu.
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.