Diretor da Williams admite pressão por falta de tempo antes de novo regulamento: “Ficaria feliz se fosse em 2018”

De acordo com Pat Symonds, diretor técnico da Williams, existe uma pressão acima do normal para desenvolver os carros de 2017 da F1, construídos sob um novo regulamento. Incomodado com a pressa, o inglês admite que gostaria de ver novas regras somente e 2018

Pat Symonds, diretor técnico da Williams, vai viver um 2016 bastante agitado. Não só o inglês precisa desenvolver o carro desta temporada como também precisará focar no bólido de 2017, que deverá ser desenvolvido sob um novo regulamento. Por causa disso, o engenheiro admite que se sente “pressionado”.
 
“Vamos fazer um bom carro? Não sei. Acho que ainda precisamos trabalhar em cima disso. Me sinto um pouco apressado, pressionado”, relatou Symonds.
 
“Ficaria muito feliz se as coisas acontecessem em 2018, e não em 2017, e passássemos um ano estudando o que precisamos. Mas minha opinião provavelmente é uma exceção”, seguiu.
Felipe Massa, Pat Symonds e Rob Smedley, peças fundamentais da Williams (Foto: Glenn Dunbar/Williams)
Faltando pouco tempo hábil antes da definição do novo regulamento, ainda nem se sabe ao certo o que mudará. Antes se falava de um aumento significativo no downforce dos carros, que teriam um visual mais “agressivo”. Todavia, essa ideia voltou a ser questionada e até o reabastecimento voltou a ser uma pauta.
 
“Existem dois encontros sobre o regulamento técnico para acontecer. Um ao fim desse mês, um em fevereiro, antes do estabelecimento das regras de 2017 no começo de março. Então, sim, estamos entrando mais nos detalhes do que nos fundamentos” , explanou.
 
“Eles estão certos ou errados? Acho que é isso que o Grupo de Estratégia está pensando agora. Eles nos deram um mandado sobre como os carros devem ser em 2017, e estamos trabalhando em cima disso. Penso que agora o Grupo de Estratégia está evoluindo, olhando para aspectos do esporte, e não apenas técnicos”, finalizou.
 
Enquanto 2017 segue em aberto, o 2016 da Williams começará a ser definido nas próximas semanas. Os testes pré-temporada já se aproximam, assim como a apresentação do FW38, novo carro da tradicional equipe.
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.