Diretor da Williams critica parceria entre Haas e Ferrari e diz que status de construtora na F1 “está sendo implodido”

O diretor-técnico da Williams, Pat Symonds, não gosta do modelo de parceria técnica que Haas e Ferrari estão operando na F1 pela primeira vez em 2016. Para ele, esse tipo de relação vai acabar com o significado de construtora na F1

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

A Haas chegou à F1 em 2016 com uma nova proposta de desenvolvimento técnico. Comprando todos os componentes possíveis da Ferrari, o time norte-americano inaugurou uma nova era das parcerias tecnológicas – algo visto por muita gente como uma saída para as equipes médias. A Haas, por exemplo, estreou na F1 com um sexto lugar para Romain Grosjean. Nem todo mundo gosta, porém. O diretor-técnico da Williams, Pat Symonds, é um dos insatisfeitos.
 
Para o veterano da F1, é um caminho que se inicia para fazer o significado de construtora começar a ruir. Symonds não reclama agressivamente, afinal sabe que a Haas está dentro das regulamentações. Deixa claro, porém, que não gosta do panorama que se desenha.
 
"Acho que o status de construtora está sendo gradualmente implodido. Alguns gostariam que fosse implodido por completo. Creio que o que a Haas está fazendo é bom para ela, mas não sei se é para onde a F1 devesse estar indo. É totalmente legal, mas é o que a F1 quer? Não tenho certeza", questionou.
Rob Smedley e Pat Symonds (Foto: Glenn Dunbar/Williams)
Symonds lembra que quando começou a permissão para que uma equipe comprasse partes de outra, as partes que podiam ser negociadas eram algumas que pouco influiam no desempenho do carro. Hoje é diferente.
 
"Quando saíram as partes listadas, as partes listadas originais foram bem pragmáticas. Permitia que você vendesse algumas coisas sensíveis como transmissão, que são caras e com pouco impacto no desempenho. Mas abriu muito – e querem que abra ainda mais. Eu preferiria que a F1 tivesse mais ênfase nos construtores", encerrou.
 
A Williams de Symonds começou o ano com um quinto lugar para Felipe Massa e um oitavo para Valtteri Bottas, mas se vendo em apuros quando comparada às rivais da marca dos energéticos, por exemplo.
 
VEJA A EDIÇÃO #21 DO PADDOCK GP, QUE ABORDA F1 E MOTOGP

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “8352893793”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 250;

fechar

function crt(t){for(var e=document.getElementById(“crt_ftr”).children,n=0;n80?c:void 0}function rs(t){t++,450>t&&setTimeout(function(){var e=crt(“cto_ifr”);if(e){var n=e.width?e.width:e;n=n.toString().indexOf(“px”)

var zoneid = (parent.window.top.innerWidth document.MAX_ct0 = '';
var m3_u = (location.protocol == 'https:' ? 'https://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?' : 'http://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?');
var m3_r = Math.floor(Math.random() * 99999999999);
document.write("”);

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.