Diretor da Williams diz que ainda é cedo para definir dupla de 2013, mas elogia Maldonado e Bottas

Novo diretor-executivo da escuderia britânica, Toto Wolff deixou claro que vai manter a atual dupla, Pastor Maldonado e Bruno Senna, até o fim desta temporada, mas diz que ainda é cedo para definir os pilotos de 2013

Pelo menos até o fim do ano, a vaga de Bruno Senna como titular da Williams está garantida. Quem diz é o novo diretor-executivo da equipe de Grove, Toto Wolff. O austríaco, no entanto, deixou claro que ainda é muito cedo para tratar da dupla de pilotos da Williams para a próxima temporada. Contudo, Wolff, durante evento em Caracas, capital da Venezuela, no último domingo (12), reservou elogios a Pastor Maldonado, vencedor do GP da Espanha, e também a Valtteri Bottas, reserva do time britânico.

Em 2011, a Williams viveu situação parecida. Enquanto Maldonado tinha seu futuro garantido dentro de Grove, uma vez que o contrato milionário de patrocínio com a estatal venezuelana PDVSA o assegurou como titular, Rubens Barrichello não tinha perspectiva de renovação de contrato, apesar dos inúmeros apelos públicos. A Williams, no entanto, só confirmou mesmo sua dupla de pilotos no começo de 2012, quando anunciou Senna como substituto do veterano.

Bottas, que tem a carreira gerida por Toto Wolff, foi elogiado pelo dirigente da Williams (Foto: Williams/LAT)

Falando à revista britânica ‘Speed Week’, Wolff garantiu que a dupla Maldonado-Senna seguirá “definitivamente” até o fim da temporada e deixou claro que só vai mudar algo “se o sol cair do céu”.

Já em entrevista ao site ‘Motorline’, o dirigente austríaco sugeriu que a decisão quanto aos pilotos da equipe para a próxima temporada está nas mãos de Frank Williams. “A questão dos pilotos sempre é algo muito importante para Frank, que tem muita experiência”, comentou o executivo, que, sem mencionar Senna, elogiou os outros dois pilotos de sua equipe. “Pastor e Valtteri serão pilotos de ponta no futuro? Acredito que sim.”

Wolff deixa claro que não se importa em ter uma jovem dupla de pilotos. Tanto Pastor quanto Senna estão completando a segunda temporada na F1, mas ainda assim conseguiram ajudar a Williams a dar um salto de qualidade incrível em relação a 2011. Foram 53 pontos neste ano, contra apenas cinco do último Mundial. O dirigente acredita que o fundamental para se alcançar um bom desempenho é a maneira como um piloto consegue lidar com o carro.

“Então talvez a situação no momento é se encaixar muito bem com o carro, ainda que isso seja um pouco difícil de entender. Nós vimos nosso piloto [Maldonado] indo muito bem neste ano em Barcelona. Ou foi o carro? É difícil de responder”, disse o executivo e ex-piloto. “Ao mesmo tempo, nós sabemos até que ponto a Ferrari é boa hoje? É boa só para Alonso ou também é boa para Massa? Nós não sabemos”, concluiu.

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube