Diretor diz que McLaren conduziu investigação “transparente e aberta” sobre acidente de Alonso: “Nada a esconder”

O diretor esportivo da McLaren, Éric Boullier, defendeu a equipe das críticas que vem sofrendo pela falta de informações no caso da batida de Fernando Alonso no último teste da pré-temporada da F1, em Barcelona. Segundo o diretor do time de Grove, a falta de informações acontece porque a equipe não achou a causa do acidente e porque os dados médicos do piloto são confidenciais


O diretor esportivo da McLaren, Éric Boullier, reforçou durante a coletiva oficial da FIA após os treinos livres desta sexta-feira (13), que a equipe não está escondendo – e nem tem o que esconder – qualquer informação do caso Fernando Alonso.
 
Segundo Bollier, no entanto, a falta de informações se dá porque nada estranho foi encontrado no carro para ser motivo da batida e porque os dados médicos do piloto não são liberados para o público – apenas para médicos. E voltou a garantir que a McLaren não tem o que esconder.
Kevin Magnussen está substituindo Fernando Alonso (Foto: Getty Images)
"Primeiro nos importamos com Fernando sendo tratado pelos médicos e, até onde eu sei, é uma coisa pessoal, então ninguém tem acesso aos arquivos médicos, exceto os médicos. A segunda coisa é que tecnicamente, no carro, conduzimos toda a investigação de forma muito transparente e aberta com a FIA", disse.
 
"Em tudo que fizemos até agora, não achamos nada errado ou o que tenha implicado no acidente. Ainda estamos procurando por mais investigações, mas demos nossa análise à FIA e estamos trabalhando com eles. Nada mais pode ser dito sobre isso. Não temos nada a esconder", seguiu.
 
O diretor ainda disse que os exames e testes feitos pelo espanhol estão agradando os médicos, mas que são os especialistas da FIA que vão definir se Alonso está ou não recuperado da concussão e poderá disputar o GP da Malásia. Na Austrália, neste final de semana, ele será substituído por Kevin Magnussen.
 
"Qualquer informação médica fica no campo médico. Temos um médico na McLaren que acessa as informações, mas isso não é público. Até onde sabemos, os doutores estão felizes com todas as checagens e tudo que tem sido conduzido com Fernando. A única coisa é que a decisão final para Fernando voltar é dos médicos da FIA", encerrou.
 
Enquanto Alonso não viaja, a McLaren vai tentando encontrar suas soluções na pista. Os primeiros treinos livros no Albert Park não foram muito impressionantes, com a equipe andando nas últimas colocações.

As imagens da sexta-feira do GP da Austrália
#GALERIA(5242)

SOBRANDO NA TURMA

A Mercedes comandou com grande facilidade o segundo treino livre nesta sexta-feira (13) em Melbourne, palco da abertura da temporada 2015 da F1 . Nico Rosberg de novo foi o mais veloz e fechou o dia com uma diferença de 0s1 para o companheiro Lewis Hamilton, o segundo colocado da tabela. Felipe Massa não treinou por causa de um vazamento de água em sua Williams. Já Felipe Nasr teve a chance de finalmente andar com a Sauber e foi o 11º

PERTO DE UM ACORDO?

A retomada do caso Giedo van der Garde pela Suprema Corte de Victoria nesta sexta-feira (13) não resolveu o caso definitivamente, mas aparentemente mostrou uma luz no fim do túnel para as ambas partes. Segundo o advogado de Van der Garde os dois lados tiveram "discussões construtivas". Diante desse novo cenário, os dois lados pediram mais tempo, e a audiência foi transferida para a manhã do sábado na Austrália – noite de sexta no Brasil. A Sauber foi para a pista nos treinos em Melbourne com Felipe Nasr e Marcus Ericsson

QUEM É QUEM

Na terceira parte do Guia F1 2015, o GRANDE PRÊMIO faz um raio-X de cada uma das dez equipes do grid para o Mundial que começa neste fim de semana na Austrália, na pista de Melbourne, e que marca a 66ª temporada da história da F1.

O especial também traz as fichas completas dos 22 (!!!) pilotos que vão disputar o título mundial nas 19 ou 20 corridas previstas pelo calendário deste ano. 

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.