Diretor-técnico da McLaren, Lowe deixa equipe no fim do ano para assinar com Mercedes, diz jornal

Paddy Lowe, diretor-técnico da McLaren, voltará a trabalhar com Lewis Hamilton no fim desta temporada. O engenheiro britânico, que não viajará para Melbourne para acompanhar o GP da Austrália, fica no time de Woking apenas até o fim do ano antes de seguir para a Mercedes

Depois de trazer Lewis Hamilton, a Mercedes terá outro reforço oriundo da McLaren na próxima temporada da F1. Segundo reportagem publicada na manhã desta segunda-feira (25) pelo diário londrino ‘The Guardian’, Paddy Lowe, diretor-técnico da equipe de Woking, vai assinar contrato com a escuderia alemã e terá Brackley como seu novo endereço de trabalho no fim do ano.

O rumor sobre a ida de Lowe para a Mercedes é antigo, mas sempre foi negado pela cúpula da Mercedes. No começo do ano, Ross Brawn, que ocupa o posto de chefe de equipe, chegou a dizer que Lowe seria o nome ideal caso Ross deixasse a Mercedes. “Paddy não está vindo. Quero ver como as coisas vão se desenrolar antes de fechar um contrato de longa duração. Se eu optar por deixar a equipe, então Paddy virá. Nós temos um plano. E nós temos de ter um plano B, simples assim.”

Lowe deixará Button e a McLaren no fim da temporada (Foto: McLaren)

Contudo, segundo a publicação, o acordo está selado. Lowe chegará à equipe num momento crítico, quando a F1 estará em transição para uma nova era turbo, já que os motores aspirados V8 de 2,4 L darão lugar a propulsores mais ‘verdes’, V6 e de 1,6 L.

Entretanto, e pelo menos por enquanto, a chegada de Lowe não significa a saída de Brawn. Rumores indicam um princípio de tensão entre Ross e o novo diretor não-executivo da Mercedes, o polêmico Niki Lauda. Contudo, a chegada de Toto Wolff, que deixou a Williams para ser o substituto de Norbert Haug, parece ter acalmado as coisas pelos lados de Brackley.

Mas o fato de Brawn estar perto de completar 60 anos pode acelerar sua saída, com Lowe assumindo seu lugar como chefe de equipe da Mercedes. Rico, bem-sucedido e várias vezes campeão na F1, Ross “não tem nada a provar”, disse o diário britânico.

Lowe, por sua vez, permanece como funcionário da McLaren durante 2013, cumprindo até o fim deu contrato. Porém, o engenheiro britânico deverá ser cada vez menos frequente no paddock durante a temporada. “A última coisa que a McLaren quer é que Lowe leve seus segredos para a Mercedes”, escreveu Paul Weaver, jornalista que assinou a notícia sobre a ida de Lowe para a escuderia alemã.

Dessa forma, trata-se de mais um fato que evidencia o distanciamento cada vez maior de McLaren e Mercedes, que já foi proprietária de boa parte da equipe de Woking antes de voltar à F1 como time, em 2010. Pelo menos por enquanto, a McLaren seguirá contando com os motores Mercedes para a temporada 2014; os novos propulsores já estão em fase avançada de desenvolvimento. Entretanto, rumores indicam que a japonesa Honda poderá reeditar um casamento bem-sucedido com a equipe britânica caso não haja um acordo com os alemães.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.