Diretor-técnico da Williams critica FIA por não punir Alonso em incidente com Massa no fim do GP dos EUA

A batalha entre Fernando Alonso e Felipe Massa pelo sexto lugar do GP dos Estados Unidos na 52ª volta da corrida teve um desfecho que não agradou Pat Symonds. O diretor-técnico da Williams entende que o espanhol deveria ter sido punido pela manobra que resultou em um toque no carro do brasileiro, que teve um pneu furado e acabou terminando a prova em sétimo

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

Pat Symonds, diretor-técnico da Williams, endossou a insatisfação de Felipe Massa com a postura de Fernando Alonso na 52ª volta do GP dos Estados Unidos, realizado na tarde do último domingo (23) em Austin, no Texas. O espanhol, que disputava com o veterano brasileiro e também com Carlos Sainz, se aproveitou de um erro de Felipe e tentou fazer a manobra de ultrapassagem. 
 
Contudo, o bicampeão ganhou a posição depois de tocar no carro de Massa e ainda ir para fora da pista, excedendo os limites do traçado. O engenheiro britânico criticou a FIA por não punir o piloto da McLaren e por considerar a ocorrência como um mero incidente de corrida. No fim das contas, Alonso conseguiu terminar em quinto após ultrapassar Sainz. Massa, depois de ter de trocar o pneu furado em razão do contato do carro da McLaren, conseguiu voltar e fechar a prova em sétimo.
 
“A FIA determinou que isso foi um incidente de corrida, e não concordo com isso. Veja como Alonso ultrapassou Sainz, ele estava muito fora da pista. Eles decidiram que isso é um incidente de corrida. Acho que Alonso freou bem tarde, mesmo quando ele acertou Felipe, ele estava fora da pista. Tendo usado Felipe como um freio, ele ainda estava fora da pista”, disse Symonds durante entrevista coletiva minutos depois do desfecho da prova.

window._ttf = window._ttf || [];
_ttf.push({
pid : 53280
,lang : “pt”
,slot : ‘.mhv-noticia .mhv-texto > div’
,format : “inread”
,minSlot : 1
,components : { mute: {delay :3}, skip: {delay :3} }
});

(function (d) {
var js, s = d.getElementsByTagName(‘script’)[0];
js = d.createElement(‘script’);
js.async = true;
js.src = ‘//cdn.teads.tv/media/format.js’;
s.parentNode.insertBefore(js, s);
})(window.document);

Symonds criticou Alonso pela forma como ultrapassou Massa no fim do GP dos EUA (Foto: Reprodução)
O britânico, que trabalhou com Alonso na década passada, quando o espanhol se sagrou bicampeão na Renault, seguiu suas críticas à postura de Fernando na pista e até o ironizou. “E então, ele fez a mesma coisa com Sainz algumas voltas depois. Ok, ele não acertou Sainz, mas ele o fez tão fora da pista que eu pensei que ele estava indo para o México mais cedo”.
 
Massa culpou Alonso pelo incidente e pela perda de posições importantes no fim da corrida em Austin. "Eu já estava contornando a curva e ele simplesmente mergulhou por dentro", disse Felipe aos jornalistas. "Eu estava entrando na curva e ele veio e bateu no meu carro. Aí eu tive um furo de pneu", completou.
 
"Ele destruiu qualquer chance de melhor resultado. Então, acho que sim, a batida foi responsabilidade dele", acrescentou.
 
Alonso, por sua vez, acredita que o toque foi apenas um incidente de corrida, tendo a mesma visão da FIA, que o absolveu pela manobra. "Acho que eu estava lado a lado com ele. Não é como se eu estivesse vindo do fundo fazendo maluquices. Eu já estava lado a lado e não havia espaço para contornar a curva."
 

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

Na visão de Symonds, o acionamento do safety-car virtual na parte final da corrida acabou prejudicando a estratégia da Williams no seletivo Circuito das Américas

 
“Em primeiro lugar, se não tivesse o safety-car virtual, então eu não acho que teria acontecido uma disputa. Em segundo, naquele momento nós estaríamos lá. Tivemos de ir um pouquinho pra cima de Sainz, e isso não foi fácil, mas nós pudemos ver seus pneus apenas se desgastando cada vez mais, então nós seguramos e falamos: ‘Vamos esperar, vamos passá-lo no fim’. Claro, nós não estávamos lá no fim”, concluiu.
 
fechar

function crt(t){for(var e=document.getElementById(“crt_ftr”).children,n=0;n80?c:void 0}function rs(t){t++,450>t&&setTimeout(function(){var e=crt(“cto_ifr”);if(e){var n=e.width?e.width:e;n=n.toString().indexOf(“px”)

var zoneid = (parent.window.top.innerWidth document.MAX_ct0 = '';
var m3_u = (location.protocol == 'https:' ? 'https://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?' : 'http://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?');
var m3_r = Math.floor(Math.random() * 99999999999);
document.write("”);

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.