Diretor-técnico diz que chegada de Newey permite à Aston Martin “dar o próximo passo”
Ex-chefe de aerodinâmica da Red Bull, Dan Fallows rasgou elogios a Adrian Newey e destacou a importância da chegada do velho conhecido para o projeto do time liderado por Lawrence Stroll
Atual diretor-técnico da Aston Martin, Dan Fallows foi mais um que comemorou muito quando ficou sabendo do anúncio da chegada de Adrian Newey. Membro do time liderado por Lawrence Stroll desde o início de 2022, o britânico trabalhou por muitos anos ao lado do ‘Mago da Aerodinâmica’ na Red Bull e, por isso, disse estar “emocionado” com a oportunidade de reviver a parceria de sucesso, mas agora em outros ares.
Uma das figuras mais importantes da história da área técnica dos taurinos, Fallows chegou a Milton Keynes em 2006. Em 2014, após a saída de Peter Prodromou, o engenheiro foi promovido ao cargo de chefe de aerodinâmica, função que desempenhou até o último dia na escuderia dos energéticos. Estagnado na posição, visto que o próximo passo seria desbancar Newey, Dan arrumou as malas e se mudou para Silverstone. Agora, quase três anos depois, recebeu de braços abertos o velho companheiro.
“É muito emocionante para mim porque realmente gostei de trabalhar com Adrian ao longo dos anos”, disse em entrevista ao portal neerlandês RacingNews365. “Era algo que eu queria destacar quando deixei a Red Bull, que a Aston Martin realmente era um desafio imenso para mim. Era algo que queria fazer para ver como uma equipe poderia crescer e se tornar algo realmente grande”, continuou.
“Senti que havíamos conquistado muito na Red Bull, mas gostaria muito de deixar claro para Adrian que [a saída] não teve nada a ver com ele, porque essa parceria foi uma das melhores coisas para mim, além do relacionamento que tínhamos criativamente. Estou realmente ansioso para continuar isso aqui, mas em um ambiente diferente”, apontou.
Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
LEIA TAMBÉM: McLaren favorita e Red Bull em apuros: como F1 parte para incógnito GP do Azerbaijão
Nos últimos anos, Lawrence Stroll não mediu esforços e investiu pesado na construção de uma nova fábrica para a equipe e também de um túnel de vento próprio, além de ter atraído Fernando Alonso para extrair o máximo do carro esmeraldino nas pistas. No corpo técnico, Enrico Cardile e Andy Cowell chegaram há pouco tempo, com passagens pela Ferrari e Mercedes, respectivamente, assim como Bob Bell, vindo da Alpine. No fim, Newey acabou se tornando a cereja no bolo do ambicioso projeto da Aston Martin.
“É uma oportunidade fantástica para a equipe conseguir dar o próximo passo. Estamos construindo isso há muito tempo. Obviamente, estou aqui há dois anos e meio, e demos um passo bem grande em direção ao caminho para onde queremos ir. Mas este é o próximo passo para chegarmos a 2026 e além”, finalizou.
A Fórmula 1 volta às pistas neste fim de semana, entre os dias 13 e 15, para o GP do Azerbaijão, em Baku.
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.