Dirigente da Coreia admite surpresa por inclusão no calendário e diz que "é difícil receber prova" em 2015

Um dirigente do GP da Coreia do Sul afirmou que o anúncio do calendário de 2015 com a etapa em Yeongam pegou os próprios organizadores de surpresa e que não vai ser fácil receber a categoria no ano que vem

A volta da Coreia do Sul ao calendário da F1 parece ter surpreendido a todos. Os próprios organizadores do evento admitiram que não sabiam que Yeongam estaria no programa divulgado nesta terça-feira (3) pela FIA.
 
Um dirigente, que falou à ‘AFP', sob condição de anonimato, garantiu que o comitê organizador da prova "quase quebrou por causa das perdas com o GP" e que a aparição da corrida no calendário se trata de uma "decisão unilateral" da FIA.
 
“Ninguém havia nos dito nada. A FIA apenas anunciou, mesmo com a gente tendo dito que seria difícil receber uma prova no ano que vem. Temos de levar em conta os comentários negativos dos moradores da província sobre os custos”, disse.
 
O organizador comentou que o comitê coreano ainda busca rever os custos do evento, mas que nada de concreto foi acertado.
Está difícil de acreditar que a Coreia do Sul vai receber a F1 em 2015 (Foto: Red Bull/Getty Images)
“Há negociações para tentar diminuir os custos do evento, mas ainda nada foi conseguido”, completou.
 
Caso realmente aconteça, o GP da Coreia do Sul será realizado no primeiro final de semana de maio, estranhamente apenas uma semana antes da F1 mudar-se para a Europa, para o GP da Espanha.
 
A última vez em que o país esteve no calendário foi em 2013. Com pouco público e estrutura deficiente no entorno do autódromo, quatro provas foram realizadas no circuito de Yeongam. Sebastian Vettel venceu três vezes, enquanto Fernando Alonso triunfou uma vez, em 2010.
 
#GALERIA(5162)
DIRETAS GP

A REVISTA WARM UP e o GRANDE PRÊMIO abriram nesta terça-feira (2) sua já tradicional votação de 'Melhores do ano'. Depois de votação interna dos jornalistas da equipe da AGÊNCIA WARM UP, cinco candidatos foram indicados em cada uma das 11 categorias, e os vencedores serão definidos pelos leitores em votação popular que fica aberta por uma semana, até o dia 8 de dezembro.

 
O recordista de indicações é Rubens Barrichello, campeão da Stock Car, que concorre nas categorias 'Melhor piloto que compete no Brasil', 'Melhor piloto de Turismo/Endurance/Rali' e 'Melhor piloto brasileiro'. A categoria principal, 'Melhor piloto de 2014', tem os seguintes candidatos: Daniel Ricciardo, Lewis Hamilton, Marc Márquez, Valentino Rossi e Will Power.

Vote já nos melhores da temporada 2014 aqui no GRANDE PRÊMIO.

O PRINCIPAL RESPONSÁVEL

A comissão de notáveis formada pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA) para apurar as causas do acidente de Jules Bianchi concluiu que o francês foi o principal responsável pela batida que aconteceu no GP do Japão, no dia 5 de outubro, em Suzuka. O relatório, divulgado nesta quarta-feira (3), disse que o piloto falhou ao não reduzir o suficiente a velocidade ao contornar a curva 7 e minimizou a presença da presença de um trator na área de escape sem que o carro de segurança fosse acionado.

Leia a reportagem completa no GRANDE PRÊMIO.

COREIA DE VOLTA
A FIA apresentou nesta quarta-feira (3) o calendário da temporada 2015 da F1. Com 21 etapas, a grande novidade do programa é – o ainda não confirmado – retorno da Coreia do Sul.
 
O calendário foi divulgado no conselho mundial da entidade em Doha, no Catar. Mais uma vez, a temporada começa na Austrália, com a primeira etapa do campeonato marcada para 15 de março.

Leia a reportagem completa no GRANDE PRÊMIO.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.