Dirigentes da Williams se opõem ao retorno do reabastecimento na F1 e justificam: “Tira o espetáculo das corridas”

Claire Williams e Pat Symonds, representantes de alto escalão da Williams, fizeram uma forte oposição ao retorno do reabastecimento, novamente considerado para a temporada 2017. Symonds acredita que a medida pode tirar o “imprevisível” das corridas

Enquanto o regulamento da F1 para 2017 segue em aberto, novas propostas começam a pipocar de tempos em tempo. A onda da vez é o retorno do reabastecimento, banido na categoria desde 2010, que voltou a ser debatido. Mas isso não significa que dirigentes das equipes estejam de acordo: Claire Williams e Pat Symonds, representantes da Williams, fizeram oposição ao conceito.
 
Claire, filha de Frank Williams, usa o lado ecológico para sustentar sua oposição. A representante pensa que o reabastecimento jogaria por terra todos as inovações – caras – dos últimos dois anos.
 
“Os construtores acabaram de gastar centenas de milhões em novos motores híbridos. Eles são muito mais relevantes para a indústria, para as discussões sobre consumo de energia que temos hoje na sociedade. Trazer o reabastecimento e fazer a F1 parecer novamente um esporte poluidor trava essa mensagem completamente. Sou muito contrária”, opinou Claire.
Claire Williams está se opondo ao retorno do reabastecimento (Foto: Getty Images)
Symonds, por sua vez, fez uma abordagem voltada para a tática das provas. O diretor-técnico da Williams pontuou que o reabastecimento comprometeria a qualidade das provas, justamente pela previsibilidade.
 
“Reabastecimento tira o espetáculo das corridas, o imprevisível das corridas. Penso que isso leva para corridas determinadas. O que quero dizer é que, no momento, podemos definir uma estratégia, e então partir para uma visão mais tática nas corridas. Em outras palavras, nós determinamos nossos pit-stops baseado no que nossos pneus fazem, o que não necessariamente será o que previmos”, afirmou.
 
“Na hora que você aplica o reabastecimento, fica mais determinístico. Se você abastece para a volta 24, você vai até a volta 24. Óbvio que você não pode ir além disso, e se você parar antes o prejuízo é muito alto. Então você acaba com essas corridas em que você para quando não quer”, seguiu.
 
O reabastecimento foi implementado na temporada de 1994, como uma medida de segurança. Os carros não largariam muito pesados e, em caso de acidente, correriam menos riscos de pegar fogo. Segurança, todavia, também foi o motivo para o banimento ao fim de 2009: os pits, cada vez mais apressados, poderiam expor pilotos e mecânicos ao perigo.
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.