Domenicali se defende de críticas e afirma que não é causa dos problemas da Ferrari na F1

O dirigente afirmou que a escuderia, neste ano, sofreu com problemas técnicos no desenvolvimento do carro, além da mudança de construção dos pneus da Pirelli

Chefe de equipe da Ferrari, Stefano Domenicali se mostrou confiante em permanecer em Maranello. Com a equipe italiana vivendo um jejum de títulos que já dura desde 2007, o dirigente vem tendo o trabalho bastante criticado. Apear disso, ele afirmou que ser substituído neste momento não é a melhor escolha para o time.

“Você não vai substituir Domenicali e vencer amanhã”, disse o dirigente em entrevista ao jornal espanhol ‘As’. “Claro que meu chefe pode fazer isso e, se ele fizer, eu serei sempre grato à Ferrari. Mas na Itália há um ditado que diz: ‘se você deixar a estrada que já conhece, a outra pode ser pior’”, declarou.

“Domenicali é o primeiro a chegar para trabalhar de manhã e o último a ir embora. Se tivéssemos vencido em 2012, Domenicali seria um fenômeno, ele teria feito o trabalho muito bem”, acrescentou o italiano, dando a entender que muitas vezes não tem o esforço reconhecido devido a pequenos detalhes na pista.

Domenicali disse que o futuro na F1 não está ameaçado (Foto: Shell/Getty Images)

Embora a Ferrari tenha lutado pelo título do ano passado de forma dramática até as últimas voltas do GP do Brasil, a equipe italiana teve uma brusca queda de rendimento em 2013. Fernando Alonso até chegou a brigar pela vitória nas primeiras etapas, mas nas últimas corridas o espanhol sequer tem alcançado o pódio.

Domenicali explicou que a queda na produção aconteceu devido a problemas técnicos, já que o time não conseguiu melhorar o carro de forma efetiva.

“A primeira coisa é que no começo da temporada tínhamos um carro competitivo na classificação e muito bom em ritmo de corrida. O problema é que não conseguimos melhorá-lo porque, infelizmente, em alguns casos nós trouxemos atualizações que, ao invés de melhorar, pioraram o carro”, disse.

O outro problema foi a mudança de pneus da Pirelli após o GP da Inglaterra, para evitar que novos estouros. “Eu não falo se isso foi certo ou não, mas ao mudar o tipo dos pneus, nós não pudemos mais explorar o que tínhamos de melhorar, o nosso ritmo de corrida competitivo”, completou.

“Muitas vezes eu li que a Ferrari deveria substituir Felipe Massa. Mas agora vejo ‘Felipe deve ficar!’ O que é isso? Um pouco de razão, por favor. Eu sou o primeiro a defender Felipe e sempre farei isso porque ele é um profissional especial, alguém sempre dedicado ao time, mas você precisa tomar decisões profissionais”, encerrou o dirigente, rebatendo as especulações nas quais a Ferrari é envolvida.

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