Dono minimiza problemas e diz que perda de nomes importantes da parte técnica não afeta Red Bull

Dietrich Mateschitz, dono da Red Bull, minimizou a desastrosa semana de testes da equipe em Jerez e afirmou que ainda há tempo para que o time se recupere e possa treinar sem contratempos no Bahrein. O empresário também falou que a perda de nomes importantes do corpo técnico não tem ligação com a situação atual dos tetracampeões

Depois de uma semana das mais tumultuadas, o dono da Red Bull, Dietrich Mateschitz, falou sobre os contratempos vividos pela esquadra em Jerez, que recebeu a primeira bateria de testes da pré-temporada da F1, e negou que a perda de alguns profissionais para equipes rivais é um fator preocupante neste início de ano. O empresário também se mostrou otimista em uma rápida recuperação de seu time.

Os atuais campeões, que completaram apenas 21 voltas em quatro dias de treinos no sul da Espanha, tiveram de lidar com um erro de montagem no primeiro dia de atividades, o que atrasou o início dos trabalhos de Sebastian Vettel. Depois, ainda enfrentaram diversos problemas com o motor Renault e demais sistemas de refrigeração, o que acabou por encerrar mais cedo a participação da esquadra em Jerez.

Dietrich Mateschitz esteve em Jerez nesta semana (Foto: Mark Thompson)

Para 2014, a equipe austríaca perdeu nomes importantes, como o de Peter Prodromou, chefe de aerodinâmica, que vai juntar à McLaren. Os engenheiros Mark Ellis, chefe da área de dinâmica de veículos, e Giles Wood, responsável pela engenharia do simulador, trocaram a escuderia pela Mercedes.

Mateschitz, entretanto, entende que as alterações no corpo técnico não tiveram qualquer ligação com os problemas vividos no momento pela Red Bull e não vão afetar a disputa do campeonato. "Os problemas atuais surgiram por conta do motor e não da nossa equipe, que ainda tem um alto nível de know-how", falou.

Como faz todos os anos durante os treinos de inverno na Europa, o empresário de 69 anos passou um dia nas garagens de sua equipe acompanhando os trabalhos. E Mateschitz chegou ao paddock de Jerez na quinta-feira, quase que ao mesmo em que Daniel Ricciardo parava o RB10 na pista.

"Estes problemas são uma grande surpresa", afirmou. "Esperávamos um primeiro teste difícil e agora os problemas precisam ser resolvidos para os treinos no Bahrein", acrescentou o executivo, dizendo que ainda há tempo para que a equipe se recupere e deixe tudo pronto para o início do campeonato.

"A questão é que a verdade sobre tudo isso será revelada apenas no grid em Melbourne. Agora, cabe a nós e à Renault resolver os problemas. Ainda não há razão para preocupação. Estar atrás no início não significa necessariamente que você já perdeu o campeonato, ainda é possível se recuperar depois de algumas corridas ruins", finalizou.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.