Dos ienes na mochila do Mickey à chance na Ferrari: a trajetória de Salo na Fórmula 1

O GRANDE PRÊMIO relembra a história do piloto finlandês que chegou ao Mundial de Fórmula 1 de um jeito inusitado e teve a grande chance da carreira graças ao acidente grave sofrido por Michael Schumacher

Ao longo de 70 anos de história, a Fórmula 1 teve inúmeros pilotos que desembolsaram milhares ou até milhões de dólares para chegar ao grid, seja o dinheiro de origem familiar, de empresários e até estatais. Mesmo nomes consagrados no esporte a motor, como Niki Lauda e Fernando Alonso, tiveram de correr atrás de dinheiro para, lá atrás, iniciarem suas carreiras na maior das categorias.

De certa forma, esta também é a história de Mika Salo, que o GRANDE PRÊMIO conta nesta quarta-feira. Nascido em Helsinque no ano de 1966, o finlandês trilhou uma trajetória decente nas categorias de base na Europa antes de atravessar o mundo para competir no Japão, na Fórmula 3000 local. Lá, ganhou impulso e também atraiu a atenção de patrocinadores, que ajudaram a bancar sua ida para a Fórmula 1, tendo como porta de entrada a quase falida Lotus, em 1994.

Com uma equipe em franca decadência e precisando de muito dinheiro para ter uma sobrevida, Salo comprou, literalmente, uma vaga para correr o GP do Japão de 1994. E o pagamento veio de uma forma bastante incomum. Mas a partir deste momento, o Mika menos famoso cravou seu lugar na Fórmula 1 e por lá correu por bons anos, vivendo seu auge graças, indiretamente, ao mais grave acidente sofrido por Michael Schumacher na categoria, no GP da Inglaterra de 1999. Foi a chance de Salo correr pela mais famosa e tradicional equipe do grid, a Ferrari.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.