Ecclestone afirma que regra de pontuação dobrada na última etapa pode ser descartada em janeiro

O chefão da F1 afirmou que o Grupo de Estratégia vai se reunir em janeiro e pode cancelar a medida. No entanto, na opinião do britânico, as últimas três provas é que deveriam valer o dobro

A polêmica regra que determina pontuação dobrada na última etapa da temporada 2014 da F1 – o GP de Abu Dhabi – pode estar com os dias contados. Chefe da principal categoria do automobilismo mundial, Bernie Ecclestone afirmou que o Grupo de Estratégia da F1 vai se reunir em janeiro e poderá recolocar a pontuação normal na prova de Yas Marina.

“Pessoalmente, minha preferência seria para as últimas três corridas valerem o dobro de pontos”, disse o dirigente ao jornal inglês ‘Daily Telegraph’. “Mas essa regra também pode ser cancelada no próximo encontro do Grupo de Estratégia em janeiro”, declarou.

Bernie Ecclestone disse que a regra da pontuação dobrada pode acabar (Foto: Getty Images)

Ecclestone, por sua vez, disse que preferia a ideia de as últimas três provas terem pontuação a mais. Assim, o campeonato seria definido nas corridas finais, sem o risco de Sebastian Vettel – ou qualquer outro piloto – garantir a taça com meses de antecipação.

“Eu acho que deveria ser as últimas três corridas ou nada. As últimas três etapas significariam que o campeonato continuaria interessante para todos – torcedores, imprensa e televisão – até o final”, completou.

A regra da pontuação dobrada gerou resistência dentro da própria F1. Sempre contido, Sebastian Vettel foi um dos maiores críticos da nova medida ao afirmar que isso desvalorizava o trabalho das equipes que foram constantes durante todo o ano. Luca di Montezemolo e até mesmo o ex-piloto Eddie Irvine lamentaram o novo regulamento.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.