Ecclestone afirma que temporada 2014 da F1 começa dia 16 de março no GP da Austrália

O dirigente desistiu de colocar o Bahrein como abertura do próximo campeonato e resolveu montar um calendário mais tradicional. Ele ainda afirmou que os GPs da Coreia do Sul e da Índia estão ameaçados

Opinião GP: Mercedes tem sorte na Hungria, mas mostra reação
Por vaga em 2014, agente de Alonso se reúne com chefe da Red Bull
Boullier diz que ligação de Alonso e Red Bull não afeta escolha de Kimi
Futuro na Ferrari independe de eventual saída de Alonso, diz Massa

O calendário da temporada 2014 da F1 vai tendo os primeiros detalhes confirmados. Durante o último fim de semana, na Hungria, Bernie Ecclestone afirmou às equipes que o próximo campeonato vai começar no dia 16 de março, em Melbourne. O dirigente confirmou que houve negociações para que o Bahrein fosse sede da primeira corrida, mas acabou optando por manter um cronograma similar ao dos últimos anos.

O chefão da F1 ainda apontou que os GPs da Coreia do Sul e da Índia têm o futuro ameaçado, enquanto não há problemas para realizar as etapas do Canadá e de Nova Jersey com intervalo de duas semanas – nos dias 8 e 22 de junho –, com as 24 Horas de Le Mans se colocando entre elas.

Melbourne volta a sediar a abertura da temporada da F1 (Foto: Red Bull/ Clive Mason/ Getty Images)

Outra mudança para 2014 deve acontecer antes mesmo de os carros irem à pista para a primeira corrida do ano. A pré-temporada deverá ser disputada em três sessões de quatro dias de atividade, com a primeira provavelmente acontecendo em Jerez de la Frontera e a segunda no Oriente Médio.

Dubai é o destino mais provável das últimas sessões. Como se trata de um deslocamento mais longo para as escuderias, a FOM – detentora dos direitos da categoria – pode participar pela primeira vez como organizadora do teste e ajudar as equipes com a logística e o translado dos equipamentos.

Apesar de um teste já estar marcado para Jerez, algumas equipes podem decidir não participar para ter mais tempo de desenvolver o novo carro.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.