Ecclestone garante status de ‘equipe histórica’ à Renault se voltar a ter time próprio. E isso significa bônus financeiro

A Renault tem mais um incentivo para voltar a ter sua própria equipe na F1: a oportunidade de receber o status de equipe histórica e, assim, garantir parte dos 15% de bônus para times assim classificados

Se a Renault já estava demonstrando interesse em voltar à F1 com equipe própria, agora recebeu mais um incentivo para isto: Bernie Ecclestone garantiu que o time vai ter o status de ‘equipe histórica’, o que significa dizer que os franceses vão receber parte do bônus financeiro de 15% dado pela FOM aos times assim classificados.
 
De tudo que arrecada durante a temporada, a FOM distribui 65% para os times da categoria. 50% vão de acordo com os resultados no campeonato, enquanto os outros 15% vão para as tais equipes históricas. Hoje, Ferrari, Williams, Red Bull e Mercedes recebem o benefício.
 
Ecclestone não titubeou para dizer que, caso compre a vaga da Lotus e entre com força na F1 como fizeram Mercedes e Red Bull, o status de equipe histórica será concedido à Renault.
 
“Se entrarem no lugar da Lotus e fizerem tudo direito como aconteceu com Red Bull e Mercedes, a Renault entra na classificação de equipe histórica. Eu espero que isso aconteça, seria ótimo para a categoria”, disse.
 
Em entrevista à ‘Autosport’, o diretor da Renault Cyril Abiteboul falou que o bônus seria muito interessante para a volta do time.
 
“Nós conhecemos este esporte muito bem. Estivemos aqui nos últimos 38 anos, mas precisamos de fundos para ter uma boa performance”, falou.
Cyril Abiteboul reconheceu que o auxílio financeiro seria bem útil para a Renault (Foto: Getty Images)
Abiteboul mostrou que a Renault realmente pensa em voltar com time próprio, mas que seja para lutar na ponta.
 
“Nós não temos a menor intenção em participar da F1 apenas para fazer número como acontece hoje. Com toda a história que nós temos, queremos ter um time de ponta, lutar sempre por vitórias”, afirmou.
 
O francês reconheceu que o bônus financeiro seria bastante útil para a Renault.
 
“Qualquer compensação financeira pela nossa entrada na F1 vai ajudar. A gente sabe que não é só de dinheiro que precisamos, mas dinheiro é bem importante. Então, um comentário desse do Bernie nos anima”, completou.
 
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.