Ecclestone lamenta incidente com cinegrafista e promete mudar regras: "Só será permitido filmar do pit-wall"

Paul Allen, funcionário da FOM, foi atingido por um pneu mal fixado que se soltou da Red Bull de Mark Webber. Equipe foi multada em mais de R$ 90 mil, e medidas de segurança devem ser revisadas já para o GP da Hungria, próxima etapa da temporada 2013 da F1

 
O acidente envolvendo o cinegrafista Paul Allen durante o GP da Alemanha, disputado no último domingo (7), continua repercutindo no mundo da F1. O britânico foi atingido por um pneu mal fixado na Red Bull de Mark Webber. 
 
 
Como consequência do choque, Paul, que é funcionário da FOM – Formula One Management – fraturou a clavícula, teve duas costelas trincadas e sofreu uma concussão, mas passa bem e segue em observação em um hospital da cidade de Koblenz, próxima ao circuito de Nürburgring.
Ecclestone deve rever regras de segurança já para Hungaroring (Foto: Getty Images)
O episódio, no entanto, não passou em branco nem para os chefes de equipe, que cobraram melhorias nas condições de segurança, nem para Bernie Ecclestone, supremo da categoria. O dirigente prometeu revisar a questão antes mesmo do GP da Hungria, próxima etapa da temporada 2013 da F1, prevista para o dia 28.
 
"Eu estive em contato com todos que estão lidando com o assunto. É uma coisa terrível de se dizer, mas isso foi uma das coisas. Tinham muitos mecânicos lá e o pneu poderia ter batido em qualquer um desses caras", afirmou o inglês.
 
"O cinegrafista apenas estava olhando para o lado errado na hora errada. No futuro, todas as equipes de filmagens só serão permitidas se filmarem do pit-wall."
 
Ross Brawn, chefe da Mercedes, corroborou o pensamento de Ecclestone, e também deu sua sugestão. "Os mecânicos usam equipamentos de segurança e capacetes, e talvez seja o tempo de as outras pessoas que trabalham no pit-lane também terem algum equipamento de segurança", ponderou.
 
Atualmente, são permitidas no pit-lane no máximo seis equipes de filmagem da FOM, com acesso ilimitado ao setor durante a classificação e a corrida. Além disso, seis fotógrafos ganham autorização para permanecer no pit-wall. O quadro deve ser alterado para a etapa em Hungaroring.
 
A Red Bull, por sua vez, foi responsabilizada pelo incidente e multada pela FIA em £ 26,8 mil – algo em torno de R$ 90,5 mil.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.