Ecclestone revela que GP do Brasil de F1 está ameaçado e pode não acontecer por problemas financeiros

Bernie Ecclestone revelou que questões financeiras podem inviabilizar a permanência de Interlagos – e, por tabela, do GP do Brasil – no calendário da F1 em 2016. O dirigente, todavia, já garante estar negociando um acordo

O público brasileiro foi pego de surpresa por uma declaração de Bernie Ecclestone nesta quinta-feira (10). O dirigente, em entrevista à emissora britânica Sky Sports, revelou que o GP do Brasil de 2016 corre o risco de não acontecer – consequência de dificuldades financeiras que acometem a organização da prova.
 
Ecclestone revelou também que já está em negociações para assegurar que Interlagos siga no calendário em 2016. A situação lembra a de Monza, tradicional palco do GP da Itália que segue com sua permanência na F1 posta em xeque, também por problemas financeiros.
O GP do Brasil de 2016 está ameaçado (Foto: Getty Images)
Meses atrás, o organizador da corrida, Tamas Rohonyi, já expressava sua preocupação. "O autódromo continuou cheio, o público continua seguindo o campeonato e a queda na audiência de TV acontece por causa do deslocamento para outros meios eletrônicos hoje disponíveis. O problema é outro, e tem dois componentes", apontou. 
 
"Não há 'money'; este é o primeiro. As grandes empresas estão reduzindo seus investimentos em publicidade e, mesmo mantendo sua presença no GP do Brasil, investem menos. E os custos do evento, por outro lado, aumentam sem parar. O dólar, o custo de transporte, os insumos e o 'fee' da FOM sobem. Este fenômeno é mundial e resultou no deslocamento de grandes eventos, inclusive Copa do Mundo e Jogos Olímpicos, a países onde há apoio oficial — verbas oficiais", disse.
Segundo Tamas, era necessário mudar o modelo de negócio. "O evento que vem recebendo subsídio da Globo e da própria FOM não pode continuar desta forma", descreveu.
Ao GRANDE PRÊMIO, Rohonyi comentou as declarações de Ecclestone e explicou que a organização está, sim, buscando solucionar problemas, mas que isso se refere ao corte de gastos.
 
"Ele falou o óbvio. Quando o Bernie disse que estamos trabalhando para solucionar problemas ele está se referindo ao esforço de reduzir custos organizacionais. Um exemplo: solicitei diretamente ao Todt um estudo para reduzir os custos das equipes médicas exigidas pela FIA e fui prontamente atendido", falou.
 
O organizador ainda comentou que, apesar do momento complicado, o GP do Brasil tem contrato até 2020 e seguirá honrando os compromissos.
 
"Fazer um grande evento internacional na situação atual é difícil. Não impossível. E será feito conforme contratos em vigor pelo menos até 2020", garantiu.

Tamas explicou que a dificuldade financeira vem pela falta de apoio do governo em São Paulo e em outras pistas.

"O Bernie não falou de 2016 e sim de um processo que está sendo feito para reconfigurar os gastos no futuro. Uma prova no calendário internacional da FIA não pode ser cancelada em hipótese nenhuma. Mas é fato que todas as provas que não são bancadas por governos enfrentam dificuldades por causa das taxas esportivas astronômicas", disse.
 
Caso a prova realmente seja cancelada, esta será a primeira vez desde 1972 que a F1 apresenta um calendário sem provas em solo brasileiro. Mesmo na conturbada transição de Jacarepaguá para Interlagos, no fim da década de 1980, as rápidas obras em São Paulo asseguraram a permanência do Brasil no certame.
 

(function(d, s, id) { var js, fjs = d.getElementsByTagName(s)[0]; if (d.getElementById(id)) return; js = d.createElement(s); js.id = id; js.src = “//connect.facebook.net/pt_BR/sdk.js#xfbml=1&version=v2.3”; fjs.parentNode.insertBefore(js, fjs);}(document, ‘script’, ‘facebook-jssdk’));

 

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “8352893793”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 250;

VEJA A EDIÇÃO #19 DO PADDOCK GP, QUE ABORDA STOCK CAR, F1, INDY E F-E

fechar

function crt(t){for(var e=document.getElementById(“crt_ftr”).children,n=0;n80?c:void 0}function rs(t){t++,450>t&&setTimeout(function(){var e=crt(“cto_ifr”);if(e){var n=e.width?e.width:e;n=n.toString().indexOf(“px”)

var zoneid = (parent.window.top.innerWidth document.MAX_ct0 = '';
var m3_u = (location.protocol == 'https:' ? 'https://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?' : 'http://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?');
var m3_r = Math.floor(Math.random() * 99999999999);
document.write("”);

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.