Em alerta com desgaste dos pneus em Suzuka, Massa diz: “Não será fácil decidir estratégia”

Já pensando no GP do Japão, Felipe Massa, nono mais rápido do primeiro dia de treinos livres em Suzuka, disse que a Ferrari tem muito para melhorar o carro durante o fim de semana, mas disse que a F2012 tem bom potencial no circuito nipônico

Nono melhor colocado do primeiro dia de treinos livres visando o GP do Japão, Felipe Massa ficou satisfeito com a maneira como a sua Ferrari se comportou durante as atividades no circuito de Suzuka, nesta sexta-feira (5). O brasileiro marcou o nono melhor tempo do dia, 1s121 acima do tempo do líder da tabela, Mark Webber. Foram duas sessões tranquilas para o piloto, que fez testes aerodinâmicos e também com os pneus. Aliás, são nos compostos que estão a grande preocupação de Felipe.

Fato é que, com a pista bastante quente — a temperatura do asfalto beirou os 40ºC —, os pneus se desgastaram muito mais que o esperado. Dessa forma, Massa disse que ainda é impossível traçar a melhor estratégia para domingo, mas entende que a F2012 tem potencial suficiente para fazer um bom trabalho nos próximos dias em Suzuka.

Após dia "positivo" no Japão, Massa diz que F2012 pode evoluir muito no fim de semana (Foto: Red Bull/Getty Images)

“No geral, foi um dia positivo, durante o qual consegui cumprir todo o cronograma. Como de costume, na sexta-feira, testamos ambos os compostos da Pirelli”, comentou Massa, fazendo menção aos pneus duros e macios disponibilizados pela fornecedora milanesa para este fim de semana.

Quanto ao nível de competitividade da Ferrari em relação aos times rivais, Felipe disse que prefere esperar. “É difícil dizer exatamente onde estamos. O que é certo é que muitos dos nossos rivais parecem competitivos, mas, como de costume, temos de esperar até amanhã para termos uma imagem mais clara da situação.”

O desgaste dos pneus, notado não apenas por Felipe, mas por boa parte dos pilotos do grid, foi mais intenso no segundo treino, já que a pista ficou ainda mais quente, e isso contribuiu de maneira decisiva para um desgaste maior dos compostos. “À tarde, fizemos um percurso bastante longo, e no fim o que se viu foi um desgaste dos pneus bastante elevado. Não será fácil decidir a melhor estratégia.”

Por fim, Massa disse que a F2012 tem muita margem para melhora durante o fim de semana em Suzuka. “Vou descrever o equilíbrio do carro como médio: mesmo se não acompanhar o ritmo dos outros, ainda há muito para melhorar, e temos também de ter em conta o fato de que a pista muda muito de um dia para o outro. Espero que os resultados venham amanhã, porque temos potencial para fazer um bom trabalho”, encerrou Massa.

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube