Em alta, Ricciardo sabe como lidar com eventual dificuldade: “Devemos controlar as emoções e não nos frustrarmos”

Daniel Ricciardo é um dos pilotos mais em alta do momento da F1, mas o australiano sabe, pelo menos na teoria, o que teria de fazer se atravessasse um momento de dificuldade na F1. Para Ricciardo, é importante não se frustrar e manter a confiança em si mesmo

Com o terceiro lugar no Mundial de Pilotos na temporada 2014 sendo o único a bater as duas Mercedes – e por três vezes – e tendo ido melhor que o então tetracampeão mundial Sebastian Vettel na batalha interna da Red Bull, Daniel Ricciardo está inegavelmente em alta. Mas como o australiano lidaria como um período de vacas magras? Ao menos Ricciardo já tem uma tese de como agiria.
 
Em entrevista à revista inglesa 'Autosport', Ricciardo disse que o importante é ter controle de seus dias ruins e entnder que uma posição mediana ainda é melhor que uma que renda menos pontos ao piloto. 
 
"Creio que seja importante. Estou numa onda muito boa no momento e estou certo de que eventualmente irá se assentar, isso é normal. Acho que controlar seus dias ruins da melhor forma possível, ou os tempos quando talvez o carro esteja ruim durante o final de semana, devemos controlar as emoções e não nos frustrarmos com isso. Apenas encontrar formas de guiar e aceitar que você não vai ganhar, mas ser quinto é melhor que ser décimo, então seja o quinto", disse.
Daniel Ricciardo sabe como lidará com eventuais momentos de vacas magras (Foto: Getty Images)
Para Ricciardo, não perder a confiança no que tem capacidade de fazer é importante para passar por uma situação complicada como a que Vettel viveu na Red Bull durante a temporada de 2014.
 
"É mais fácil falar que fazer. Particularmente agora que eu ganhei algumas corridas, se estou em quinto ou sexto não fico muito feliz. Então, é fácil se frustrar e querer mais, mas é aí que fica difícil e você tem que dar um passo atrás e lidar com isso e nunca perder sua confiança e sua fé", seguiu.
 
"Eu venci corrida esse ano, então em dois anos eu não devo estar um piloto pior que agora – devo ser melhor. Talvez a oportunidade não seja a mesma, mas você não deve duvidar de sua própria habilidade", concluiu.
 
Durante o ano, o australiano marcou 238 pontos, 52 à frente do quarto colocado, Valtteri Bottas. Em 2015, com Vettel na Ferrari, Ricciardo terá Daniil Kvyat ao seu lado como companheiro no time dos energéticos.
 
AMIGO DA ONÇA
Do agito das pistas à calmaria do Pantanal. A vida de Mário Haberfeld mudou bastante nos últimos anos. Depois de se aposentar relativamente cedo das pistas, aos 32 anos, o agora ex-piloto de 38 se dedica a uma atividade bem diferente daquela que o tornou famoso mundo afora: toca uma ONG que tem como objetivo a preservação das onças-pintadas na região do Pantanal .
 
“Você tem que achar uma outra coisa que gosta de fazer para repor aquilo e gastar a sua energia com esse novo desafio”, conta ao GRANDE PRÊMIO o fundador do Projeto Onçafari, que tem sua base no Refúgio Ecológico Caiman, em Miranda (MS).

Leia a reportagem completa no GRANDE PRÊMIO.

 PEGO NO FLAGRA
O francês Franck Montagny, que começou a temporada inaugural da F-E defendendo a equipe Andretti, foi pego no exame antidoping após a etapa da Malásia e está suspenso preventivamente das pistas até ser julgado pela FIA. O piloto foi flagrado com um derivado de cocaína no organismo. A revelação foi feita pelo próprio em coluna no jornal francês 'L'Equipe'. Montagny assumiu o erro e revelou que, ao ser chamado pelo fiscal da agência antidoping após a corrida nas ruas de Putrajaya sabia que estava em uma situação delicada.

Leia a reportagem completa no GRANDE PRÊMIO.

MELHORES DO ANO
 
E assim, como num passe de mágica, 2014 passou. Foi rápido mesmo. Se Vettel decepcionou, a Mercedes dominou e o medo de acidentes fatais voltou à F1; se a Ganassi não correspondeu e Will Power fez chegar o dia que parecia inalcançável; se Márquez deu mais um passou para construir uma dinastia; se Rubens Barrichello viveu sua redenção, tudo isso é sinal das marcas de 2014 no automobilismo. Para encerrar e reforçar o que aconteceu no ano, a REVISTA WARM UP volta a eleger os melhores do ano.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.