Em baixa, Force India espera “mágica” e busca inspiração em pódio de Pérez no Bahrein para reagir na temporada

Neste fim de semana, a equipe anglo-indiana regressa ao palco do segundo pódio da sua história, conquistado por Sergio Pérez após grande jornada em Sakhir no ano passado. A atual situação da Force India, porém, não permite sonhar com outro grande resultado, o que faz Vijay Mallya esperar que seus pilotos “façam mágica mais uma vez”

O GP do Bahrein de 2014 foi marcante para a Force India. Pela segunda vez em sua história, a equipe baseada em Silverstone foi ao pódio. Quase cinco anos depois de Giancarlo Fisichella flertar com a vitória e cruzar a linha de chegada do GP da Bélgica de 2009 em segundo lugar, o time chefiado por Vijay Mallya terminou no top-3 com Sergio Pérez em Sakhir, após belíssimas disputas em pista. O cenário atual da Force India, no entanto, não sugere outra atuação de gala como a do ano passado. A não ser que Pérez e Nico Hülkenberg busquem inspiração no resultado de 2014 e façam mágica, como espera o dirigente indiano.

“As lembranças do GP do Bahrein do ano passado ainda estão vivas em nossas mentes: foi muito emocionante ver nossa equipe no pódio. Sergio e Nico correram de forma admirável, e espero que isso os estimule a fazer alguma mágica mais uma vez. Tradicionalmente, o Bahrein é um circuito que se adapta ao nosso carro, ainda que as comparações ano após ano não representem a maneira mais confiável para estabelecer previsões na F1”, disse Mallya.

Chefe da Force India crê que apenas mágica pode fazer equipe repetir bom resultado de 2014 no Bahrein (Foto: Force India)

A Force India anda em baixa nesta temporada. A equipe pontuou pela única vez em 2015 no GP da Austrália, que contou com um raquítico grid. Hülkenberg foi o oitavo, enquanto Pérez finalizou em décimo. A dupla ficou fora da zona de pontuação nas corridas seguintes, na Malásia e China.

Depois de uma fase complicada, mesmo contando com a unidade de força da Mercedes, a Force India tem como maior objetivo reagir na temporada para estar em pé de igualdade com as outras equipes do meio do pelotão. Porém, a esperança maior de Mallya é que as atualizações que serão inseridas no VJM08 no início da fase europeia do Mundial resultem em um verdadeiro ganho de qualidade e performance da equipe em pista.

“Como estamos chegando ao final desta primeira parte da temporada, é um bom momento para refletir sobre o início da nossa campanha e os próximos passos em frente. Acho que é justo dizer que ainda não estamos onde queremos estar, mas estamos conscientes do esforço de todos dentro da equipe estão fazendo para colocar tudo em ordem. O trabalho continua, e vamos seguir com atualizações e um pacote significativo para a temporada europeia”, declarou o dirigente.

Realista, Mallya prefere não falar em resultados, mas diz que a principal meta para a Force India no fim de semana é seguir evoluindo. “Ao passo em que nos aproximamos desta última corrida da primeira parte da temporada, esperamos seguir reduzindo a vantagem para as equipes à nossa frente. Em termos de volta lançada e ritmo de corrida, estamos com cada vez mais desempenho com nosso carro e esperamos que esta tendência continue nesta semana”, concluiu.

GP RECOMENDA

A corrida fantástica de 2014, o clima da Mercedes em polvorosa entre Nico Rosberg e Lewis Hamilton, a tentativa da Williams em alcançar a Ferrari, quem encerra o G4 da F1 e o que a McLaren é capaz de fazer no calor. O GRANDE PRÊMIO traz e explica os cinco principais motivos para que o fã não perca o GP do Bahrein, quarta etapa do campeonato, que acontece no próximo fim de semana no circuito desértico de Sakhir.

CACHIMBO DA PAZ

A Red Bull e a Renault selaram a paz depois de trocarem farpas publicamente mesmo depois de uma corrida em que Daniil Kvyat viu uma explosão de motor à moda antiga e um desempenho muito aquém de Daniel Ricciardo na China. A decisão de lavarem a roupa suja em casa também se deve aos resultados em si. O início de ano da equipe é o pior desde 2007, quando, segundo o sistema de distribuição de pontos atual, marcou um miserável ponto.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.