Em baixa, Sauber desenvolve nova asa traseira para testar nos treinos livres do GP da Espanha

Para voltar à boa forma exibida na temporada passada, a Sauber prepara um novo pacote aerodinâmico para a primeira etapa da F1 nesta temporada em solo europeu, o GP da Espanha, no próximo fim de semana


A Sauber foi uma das equipes que mais caiu de produção em relação à temporada passada. Os números deixam isso bem claro. Após as quatro primeiras corridas do Mundial de 2013, a escuderia suíça somou apenas cinco pontos, todos eles com Nico Hülkenberg. Em 2012, quando o time de Hinwil contava com Sergio Pérez e Kamui Kobayashi, foram 31 somados após as etapas da Austrália, Malásia, China e Bahrein. Uma queda bastante íngreme, portanto.

Boa parte dessa queda de rendimento entra na conta do C32, que não tem desempenho tão eficiente quanto o do seu antecessor, que levou a Sauber a quatro pódios em 2012. Nem mesmo o experiente Hülkenberg vem encontrando vida fácil, enquanto o novato Esteban Gutiérrez ainda não se acertou depois de quatro corridas.

Desta forma, a Sauber aproveitou o espaço de três semanas entre os GPs do Bahrein e da Espanha para desenvolver um novo pacote aerodinâmico. Entre as principais atualizações está uma nova asa traseira. A esperança dos engenheiros de Hinwil é deixar o carro mais equilibrado e, obviamente, voltar a se colocar regularmente no rol dos dez primeiros.

A Sauber terá nova asa traseira durante o fim de semana do GP da Espanha (Foto: Getty Images)

Tom McCullough, chefe de engenharia de pista da Sauber, explicou as razões que levaram a equipe a modificar a parte traseira. “Nós temos algumas atualizações aerodinâmicas, inclusive uma asa traseira modificada, e nós vamos avaliar tudo isso durante os treinos de sexta-feira”, comentou o britânico, de olho no GP da Espanha. 

O engenheiro traçou uma meta ousada para o fim de semana em Montmeló. “A classificação é particularmente importante, já que a ultrapassagem pode ser difícil nas corridas. Nossa meta para a corrida é terminar com ambos os carros nos pontos”, concluiu.
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.