Em busca de mais segurança, Massa rejeita ‘para-brisa’ da Red Bull e defende Halo como melhor solução para F1

Felipe Massa, uma das vozes mais ativas da F1 no que diz respeito à busca incessante por uma segurança maior para os pilotos, voltou a defender a adoção do Halo como solução de proteção ao cockpit da F1 para o quanto antes. Na visão do piloto brasileiro, a proposta da Red Bull não é boa o bastante por afetar a visibilidade dos competidores

Felipe Massa entende que a F1 deve correr contra o tempo para evoluir a respeito de uma proteção maior ao cockpit para aumentar a segurança dos pilotos do grid. Uma das vozes mais ativas neste quesito de todo o Mundial, o brasileiro voltou a defender o Halo como uma solução ideal no momento e, ao mesmo tempo, criticou a proposta apresentada pela Red Bull de proteção ao cockpit por entender que o ‘para-brisa’ taurino pode atrapalhar mais do que ajudar, afetando diretamente a visibilidade dos pilotos.
 
No fim das contas, tudo o que Massa não quer mais ver na F1 e no automobilismo em si são situações que o próprio piloto viveu em 2009, quando sofreu, na Hungria, o acidente mais grave da sua carreira, ou no ano passado, quando perdeu o amigo Jules Bianchi, vítima de um trágico acidente ocorrido no GP do Japão de 2014.
 
“Sou um grande defensor da segurança. Se pudermos salvar uma vida, ou se podemos ter um acidente que não possa ferir os pilotos, então eu sou a favor disso”, afirmou o brasileiro em entrevista veiculada pelo site norte-americano ‘Motorsport.com’. 
Massa entende que o Halo teria diminuído bem o impacto do seu acidente em 2009, na Hungria (Foto: Getty Images)
“Não acho que a gente realmente precise correr na F1 apenas para arriscar a vida ou que estar em perigo seja bom para as pessoas. Não acho que é por aí. É por isso que eu sou favorável à melhoria da segurança. Se é o Halo, se é o que precisamos para melhorar e aumentar… eu perdi um amigo na F1”, lembrou Felipe ao falar de Bianchi.
 
“Não sei se o Halo mudaria algo para ele, acho que não, mas não quero ver esse tipo de coisa acontecer de novo. Se isso puder ajudar, então eu sou favorável”, complementou o brasileiro.
 
“Não quero ser o cara que diz: ‘Eu não preciso disso, eu quero correr mesmo sem capacete, eu sou o cara’. Eu não sou assim. Só quero fazer coisas melhores para os pilotos e também para a segurança”, acrescentou.
Massa vê o Halo como solução ideal para a F1 em termos de proteção maior ao piloto no cockpit (Foto: Getty Images)
Questionado sobre como poderia ter sido o acidente ocorrido na classificação do GP da Hungria de 2009, quando uma mola do carro da Brawn, pilotado por Rubens Barrichello, se soltou e atingiu em cheio o capacete de Massa, o piloto acredita que poderia ter sofrido bem menos. “Acho que, se a mola atingisse alguma coisa antes de me acertar, certamente haveria menos impacto. O impacto seria muito menor. Depende de qual tipo de acidente você sofre”, considerou.
 
Quanto à proposta da Red Bull, Massa é claro ao dizer que não gostou do que viu. “Nas fotos que vi da Red Bull, com essas duas coisas na lateral, talvez a visibilidade seja ainda pior. E parece um buggy. Se é melhor para a segurança e precisamos usar, eu concordo, mas acho que precisamos usar coisas que não afetem a visibilidade do piloto.”
 
“E mais, a janela da frente, como seria com a questão da refrigeração e outras coisas? Precisamos entender como seria”, salientou o piloto, para em seguida finalizar deixando evidente sua opinião favorável ao Halo. “Se não estamos 100% certos do que vamos fazer, o Halo é algo que vai ser mais seguro, talvez eles possam mudar para alguma coisa em um ou dois anos. É importante ter essa melhoria”, concluiu.
 
 

(function(d, s, id) { var js, fjs = d.getElementsByTagName(s)[0]; if (d.getElementById(id)) return; js = d.createElement(s); js.id = id; js.src = “//connect.facebook.net/pt_BR/sdk.js#xfbml=1&version=v2.3”; fjs.parentNode.insertBefore(js, fjs);}(document, ‘script’, ‘facebook-jssdk’));

VEJA A EDIÇÃO #21 DO PADDOCK GP, QUE ABORDA F1 E MOTOGP

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “8352893793”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 250;

fechar

function crt(t){for(var e=document.getElementById(“crt_ftr”).children,n=0;n80?c:void 0}function rs(t){t++,450>t&&setTimeout(function(){var e=crt(“cto_ifr”);if(e){var n=e.width?e.width:e;n=n.toString().indexOf(“px”)

var zoneid = (parent.window.top.innerWidth document.MAX_ct0 = '';
var m3_u = (location.protocol == 'https:' ? 'https://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?' : 'http://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?');
var m3_r = Math.floor(Math.random() * 99999999999);
document.write("”);

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.