Em busca de recuperação, Haas descarta desenvolver carro de 2021 e já foca em 2022

A Haas fala em voltar ao top-5 da Fórmula 1, como aconteceu em 2018, mas não em 2021. Chefe do time, Günther Steiner reconheceu que a meta está projetada para 2022, com a mudança do regulamento

A temporada 2021 da Fórmula 1 ainda nem começou, mas a Haas já vive uma situação um tanto quanto preocupante. Penúltima colocada em 2020 e com um carro próximo do nível da lanterna Williams, a equipe americana já trabalha pensando em 2022, deixando em segundo plano o campeonato que começa em março.

Chefe do time, Günther Steiner explicou que, a partir da próxima semana, a Haas já trabalhará apenas e tão somente no bólido de 2022, visando entrar pronta no primeiro campeonato com o novo regulamento. E com metas ousadas: voltar ao top-5.

“Nosso objetivo é voltar ao lugar em que estávamos em 2018, mas temos ciência de que será um ano de transição, já que, a partir da próxima semana, só vamos usar o túnel de vento para 2022. Se tudo der errado com o carro de 2021, não faremos nada”, disse à TV alemã N-TV.

Günther Steiner já admitiu que a Haas pensa em 2022, não em 2021 (Foto: Haas)

Para 2021, já que não haverá qualquer tipo de desenvolvimento no carro com a temporada em andamento, a Haas segue apenas pensando em não ficar na última posição. Para Steiner, um trunfo pode ser a recuperação do motor Ferrari, que comprometeu bastante em 2020.

“Seguimos com o objetivo de ficarmos na frente de Williams e Alfa Romeo, mesmo que seja uma disputa complicada, como foi ano passado. Nosso motor certamente vai melhorar, assim como o da Alfa Romeo, talvez possamos chegar na Williams neste aspecto”, seguiu.

A escolha da Haas por focar em 2022 e no novo regulamento já torna bem difícil a missão dos novatos Mick Schumacher e Nikita Mazepin. Sabendo da situação, o chefe do time só quer que os jovens ganhem maturidade no ano.

“Entendo que seria um sucesso se, ao final do ano, tivermos dois pilotos que aprenderam muito e que estejamos todos nos sentindo preparados para não cometermos mais erros em 2022”, completou.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.