Em dia de estreia pela Racing Point, Stroll admite alívio por estar fora da Williams em meio à crise

Lance Stroll foi para a pista com a Racing Point pela primeira vez em 2019. O canadense gostou do dia e de tirar a poeira, mas está ainda mais satisfeito por estar fora do furacão que a Williams, sua ex-equipe dos últimos dois anos, virou

 2º dia reafirma força da Ferrari e liga luz amarela da Mercedes. McLaren surpreende
 A Maranello es respira tranquil·litat: Ferrari começa pré-temporada forte e confiante

➠ Confira o agregado dos testes coletivos da F1 2019 após dois dias em Barcelona

Foram dois anos na Williams vivendo todas as dificuldades que a equipe vivenciou durante o tempo. Lance Stroll deixou o time de Grove no fim da temporada a caminho da Racing Point, comprada por um consórcio liderado pelo pai, Lawrence. Na pista pela primeira vez na terça-feira (19), Stroll foi questionado sobre o ex-time e admitiu alívio por estar em outra.

 
Sergio Pérez andara na segunda-feira, então Stroll teve o segundo dia em Barcelona para estrear na pista. Enquanto isso, a Williams não deu uma volta sequer e nem levou o carro ao circuito no começo da semana. Stroll foi questionado, então: está respirando mais tranquilo por defender outras cores?
 
"Eu estaria mentindo se dissesse que não. Então, sim", respondeu com um sorriso de quem tentava não se enrolar numa pergunta difícil.
 
"É certamente melhor estar no carro, guiar, mas desejo todo o melhor para eles", comentou. 
Lance Stroll (Foto: Xavi Bonilla/Grande Prêmio)

Na sequência, foi questionado sobre se está sabendo alguma coisa a mais sobre a situação do tradicional time inglês, algo que rechaçou. "Não sei o que está havendo, então não vou falar muito. Mas é uma pena vê-los do lado de fora."

 
Sobre o dia da estreia, comemorou a oportunidade de voltar a um F1. Stroll deu 79 voltas durante as oito horas de testes coletivos e anotou o segundo pior tempo. Culpa também de alguns pequenos problemas típicos de pré-temporada.
 
"Até agora está tudo bem. Dia produtivo, muitas voltas. São assim os primeiros dias. É especial sair com o carro e desativar o limitador de velocidade do pit-lane. Foi bom voltar ao carro. É positivo acelerar, tirar a poeira e voltar a um F1.
 
"Tivemos alguns problemas hoje, mas estamos resolvendo. A primeira impressão foi positiva, passamos pelo programa", afirmou.
 
O canadense foi perguntado sobre se os problemas estão na nova asa dianteira, o que ele negou. "Não necessariamente, só um daqueles dias em que a gente tem problemas e temos que aprender, mas os caras estão nisso."
 
Stroll ainda garantiu que não sabe o bastante para falar com propriedade sobre as novas asas.
Lance Stroll (Foto: Racing Point)

"Ainda está no começo e as condições ainda não estão ideais em termos de temperatura e vento, então não sabemos exatamente. Ainda vai ter coisa nova vindo para o carro também, as coisas ainda vão mudar", declarou.

 
No fim das contas, é bom que a estreia por uma nova equipe não aconteça num dia com neve, como foi para a pré-temporada da F1 em 2019.
 
"Certamente. É um novo capítulo. Eu passei as férias ansioso para entrar no carro, assim como todo mundo, então é bom finalmente vir aqui, voltar e sentir o carro. As condições estão ótimas, especialmente comparado ao ano passado, quando até nevou, então pudemos andar bem", comentou.

GRANDE PRÊMIO cobre ‘in loco’ a pré-temporada da F1 em Barcelona com os repórteres Evelyn Guimarães, Vitor Fazio, Eric Calduch e o fotógrafo Xavi Bonilla. Acompanhe tudo aqui.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.