Em dia de nova pane da McLaren, Räikkönen volta a colocar Ferrari na frente na manhã desta quinta-feira em Barcelona

Em manhã de nova maratona para a Mercedes, que ultrapassou as 90 voltas percorridas com Lewis Hamilton — e, novamente, sem qualquer problema com o novo W07 —, Kimi Räikkönen voltou a colocar a Ferrari na frente em Barcelona. Usando pneus ultramacios, o finlandês bateu Kevin Magnussen, segundo com a Renault no primeiro período desta quinta-feira. Fernando Alonso, com o carro da McLaren, praticamente não andou

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

Em três dos quatro dias de testes desta primeira semana de pré-temporada da F1 em 2016, a Ferrari figurou no topo da tabela de tempos pela manhã. Depois de Sebastian Vettel anotar a melhor marca na segunda e na terça, Kimi Räikkönen enfrentou problemas no sistema de combustível da SF16-H no primeiro período da última quarta, mas conseguiu cumprir à risca o programa estabelecido pela equipe italiana nesta quinta-feira (25). Rápido, constante e sem problemas com a nova Ferrari, o finlandês anotou 1min23s477 usando pneus ultramacios — sendo o único a fazê-lo, mas ficando longe da marca de Vettel, que assinalou 1min22s810 com o mesmo tipo de composto na terça.

 
Se a Ferrari teve uma manhã bem-sucedida, a Mercedes deu sequência ao seu trabalho de buscar a maior quilometragem possível. Numa autêntica maratona, como definiu Nico Rosberg, a equipe bicampeã do mundo ficou perto das 100 voltas só pela manhã com Lewis Hamilton, que não tinha como foco os tempos de volta, mas testar a confiabilidade do W07.

Já a McLaren… depois de Jenson Button praticamente não andar à tarde de ontem por uma falha no motor, desta vez foi Fernando Alonso que mal teve tempo de pista nesta quinta-feira. Tudo por conta de um vazamento no sistema de refrigeração do motor Honda. O bicampeão sequer marcou tempo em Barcelona.

 
Kevin Magnussen voltou a mostrar um bom trabalho com a Renault e terminou em segundo, anotando seu melhor tempo, 1min25s263, com pneus macios. Em terceiro apareceu Max Verstappen em um dia livre de problemas para a Toro Rosso. O mais jovem piloto da F1 anotou uma marca bastante relevante, considerando o uso dos pneus médios: 1min25s393, apenas 0s130 atrás de Magnussen. Daniil Kvayt foi o quarto com a Red Bull, à frente do brasileiro mais bem posicionado pela manhã: Felipe Nasr, que também anotou seu melhor tempo, 1min26s053, com pneus macios.
Kimi Räikkönen foi o único a usar pneus ultramacios nesta manhã (Foto: Twitter)
Hamilton garantiu o sexto tempo da manhã e terminou à frente do jovem mexicano Alfonso Celis, que voltou à pista para fechar os trabalhos com a Force India nesta semana. Felipe Massa colocou a Williams em nono, também anotando seu tempo com pneus médios, à frente de Esteban Gutiérrez, com a Haas, e atrás de Rio Haryanto, com a Manor. O indonésio, no entanto, tem sua vaga para correr em 2016 em xeque porque o governo da Indonésia ainda não fez os pagamentos à equipe inglesa.

Saiba como foi a manhã do quarto dia de pré-temporada da F1

 

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

O fim da primeira semana de testes coletivos da F1 em Barcelona começou novamente com a pista bastante fria, em 13,3ºC. Logo no início, as equipes mandaram os pilotos ao circuito para as primeiras voltas de instalação. Pouco depois, a sessão começou pra valer, mas sem a presença de Alonso, que enfrentou problemas de vazamento no sistema de refrigeração do carro e praticamente não andou.

 
A grande sensação da manhã foi a nova dianteira que a Mercedes colocou na pista em Barcelona. O novo bico era dotado de um duto frontal em S e também de um novo aerofólio, algo que chamou a atenção. Talvez, seja uma das “cartas na manga” citadas por Nico Rosberg, que minimizou os tempos de volta obtidos pela Ferrari, que tem a melhor marca da semana em Barcelona.
Detalhe da nova dianteira que a Mercedes testou nesta quinta-feira em Barcelona (Foto: Mercedes/Twitter)

Na primeira hora do dia, Massa tratou de realizar testes aerodinâmicos com a Williams e completou voltas com um tempo muito alto. Tudo para buscar uma velocidade constante, porém mais lenta que o usual com o novo FW38. Por sua vez, Räikkönen dava andamento aos trabalhos da Ferrari, desta vez sem problemas depois de enfrentar uma manhã complicada no seu primeiro dia de pista com a nova SF16-H.

 

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

Enquanto Hamilton buscava novamente a maior quilometragem com seu W07, Magnussen usava pneus macios no Renault R.S.16 e anotava o melhor tempo do período: 1min25s463. Contudo, o dinamarquês também focou seu trabalho na busca por quilometragem e foi um dos que mais rodou pela manhã.

 
Em ritmo de maratona, Hamilton, após três horas de sessão, já acumulava 76 voltas percorridas, além da distância de um GP da Espanha, sem apresentar qualquer problema com o novo carro. Aliás, o bólido prateado segue impecável desde o início dos trabalhos de pista na Espanha. Felipe Nasr, por sua vez, seguia o cronograma estabelecido pela Sauber para testar o antigo C34 e avaliar os novos pneus Pirelli e também opções de acerto de carro.
De volta à pista, Max Verstappen alcançou bom desempenho com sua Toro Rosso calçando pneus médios (Foto: Getty Images)
Com o fim do primeiro período a se aproximar, Magnussen se sustentava na ponta, com Räikkönen em segundo, 0s130 atrás do piloto da Renault. Curiosamente, Max Verstappen vinha em terceiro e com o mesmo tempo estabelecido pelo finlandês. Tanto Max como Kimi fizeram seus tempos com pneus médios, diferente de Nar, que aparecia em quinto, enquanto Massa era o oitavo. Dentre os pilotos, apenas Alonso seguia nos boxes enquanto a McLaren trabalhava para solucionar um vazamento no sistema de refrigeração do seu carro antes da retomada dos trabalhos à tarde.

Restando 40 minutos para o fim da sessão, Räikkönen voltou a colocar a Ferrari no topo da tabela de tempos nesta semana em Barcelona. Ao iniciar um stint com pneus macios, Kimi anotou 1min24s460, 0s8 mais rápido que Magnussen usando o mesmo tipo de pneu. Naquele momento, a sessão voltava a ficar movimentada após um tempo de calmaria, com vários pilotos na pista para os últimos trabalhos antes da pausa para o almoço. Outra preocupação vinha do céu, já que havia ameaça de chuva na região do circuito no período da tarde.

Massa, por sua vez, seguia com os médios e subia de décimo para oitavo ao anotar 1min28s684. O brasileiro seguia seu trabalho de avaliação do novo carro da Williams depois de ter uma primeira impressão bem positiva após guiá-lo pela primeira vez na pré-temporada na última quarta-feira.

Pouco depois, Kimi teve sua primeira impressão dos novos pneus ultramacios. Com os compostos 'roxos', Vettel alcançou 1min22s8 na manhã de terça-feira. Quando o finlandês foi à pista para o seu stint, ficou perto, mas não superou o companheiro de equipe ao anotar 1min23s477. Enquanto isso, Hamilton se aproximava das 100 voltas completadas.

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “8352893793”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 250;

F1, Treinos coletivos, Barcelona, dia 4:

1 7 KIMI RÄIKKÖNEN FIN FERRARI 1:23.477   58
2 20 KEVIN MAGNUSSEN FRA RENAULT 1:25.263 +1.786 67
3 33 MAX VERSTAPPEN HOL TORO ROSSO FERRARI 1:25.393 +1.916 75
4 26 DANIIL KVYAT RUS RED BULL TAG HEUER 1:25.900 +2.423 57
5 12 FELIPE NASR BRA SAUBER FERRARI 1:26.292 +2.815 50
6 44 LEWIS HAMILTON ING MERCEDES 1:26.295 +2.818 99
7 34 ALFONSO CELIS MEX FORCE INDIA MERCEDES 1:26.875 +3.398 36
8 88 RIO HARYANTO INA MANOR MERCEDES 1:28.266 +4.789 43
9 19 FELIPE MASSA BRA WILLIAMS MERCEDES 1:28.684 +5.207 33
10 21 ESTEBAN GUTIÉRREZ MEX HAAS FERRARI 1:29.088 +5.611 26
11 14 FERNANDO ALONSO ESP MCLAREN HONDA     3

Os pneus são…
ultramacios | supermacios | macios | médios | duros
 

(function(d, s, id) { var js, fjs = d.getElementsByTagName(s)[0]; if (d.getElementById(id)) return; js = d.createElement(s); js.id = id; js.src = “//connect.facebook.net/pt_BR/sdk.js#xfbml=1&version=v2.3”; fjs.parentNode.insertBefore(js, fjs);}(document, ‘script’, ‘facebook-jssdk’));

Como diria Rômulo Mendonça, Massa está vendo que a temporada 2016 vai ser O…

Publicado por Grande Prêmio em Quarta, 24 de fevereiro de 2016

VEJA A EDIÇÃO #17 DO PADDOCK GP, QUE ABORDA A F1 E A MOTOGP

fechar

function crt(t){for(var e=document.getElementById(“crt_ftr”).children,n=0;n80?c:void 0}function rs(t){t++,450>t&&setTimeout(function(){var e=crt(“cto_ifr”);if(e){var n=e.width?e.width:e;n=n.toString().indexOf(“px”)

var zoneid = (parent.window.top.innerWidth document.MAX_ct0 = '';
var m3_u = (location.protocol == 'https:' ? 'https://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?' : 'http://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?');
var m3_r = Math.floor(Math.random() * 99999999999);
document.write("”);

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.