#GALERIA(5564)
Em um dia marcado pela alta quilometragem acumulada pelas principais equipes do grid, a Ferrari novamente determinou o ritmo em Barcelona nesta terça-feira (23), segunda sessão de testes coletivos da F1 para a temporada 2016. E o responsável por conduzir a SF16-H de novo foi o tetracampeão Sebastian Vettel, que andou bem mais que ontem. O alemão percorreu mais de 120 voltas hoje e não enfrentou qualquer tipo de problema mecânico ou eletrônico.
Aliás, a esquadra vermelha vem impressionando pela consistência e velocidade, mostrando grande evolução na comparação com 2015. O
melhor tempo de Vettel veio ainda pela manhã, quando o piloto fez uso dos pneus ultramacios da Pirelli – o composto é a principal novidade da fornecedora italiana para esse ano e foi utilizado pelos times nesta terça pela primeira vez. Com os ‘roxos’, o ferrarista virou 1min22s810 pouco antes da pausa do almoço.
Sebastian Vettel foi o mais veloz no segundo dia de testes coletivos da F1 em Barcelona (Foto: Getty Images)
À tarde, ninguém conseguiu bater a marca, daí a liderança pelo segundo dia consecutivo. Na sessão vespertina, a Ferrari trabalhou ainda mais com o acúmulo de quilometragem, fazendo valer longos trechos também com pneus macios e médios. Sebastian chegou a usar os ultramacios novamente, mas, provavelmente com tanque mais cheio, acabou virando voltas mais lentas, na casa de 1min29s, 1min30s. Ainda assim, a confiabilidade parece ser o ponto forte da nova criação de Maranello.
O segundo melhor registro do dia foi feito por Daniel Ricciardo. Assim como Vettel pela manhã, o australiano posicionou a Red Bull entre os ponteiros ao calçar o RB12 com os compostos ultramacios no fim da manhã. Na verdade, os dois ex-companheiros de equipe travaram uma divertida disputa antes do almoço, mas o alemão da Ferrari acabou levando a melhor. Na tabela, a diferença entre eles ficou em 0s715.
Ricciardo também priorizou a análise da confiabilidade no período da tarde e ultrapassou a marca de 100 giros pelo autódromo catalão. A Red Bull não sofreu qualquer problema também, o que permitiu um grande tempo de pista. Daniel alternou stints com os macios e os médios. Usando esses últimos, os tempos de volta ficaram na casa de 1min29s.
A sessão também viu com surpresa o bom desempenho da Force India novamente, hoje guiada pelo titular Sergio Pérez. A equipe indiana cresceu em consistência e confiabilidade. E o mexicano conseguiu se colocar em terceiro à tarde, quando iniciou o primeiro stint da sessão ainda com pneus macios.
Pérez foi melhorando aos poucos, especialmente depois de andar com os supermacios. Começou virando em 1min24s alto até atingir a marca que o estabeleceu no top-3: 1min23s650, pouco mais de um décimo atrás de Ricciardo. No fim, quando ficou a 0s8 do tempo do líder.
A Mercedes continuou somando quilometragem com o W07. Nico Rosberg assumiu o carro nesta terça e foi além do que fez Lewis Hamilton ontem. Também ultrapassando o registro de 150 voltas, a esquadra prateada se mostrou rápida com os pneus médios e impressionou em velocidade. Como parece ser a marca do time chefiado por Toto Wolff, ninguém andou mais que os alemães que, assim como ontem, não sofrerem com falhas de nenhuma ordem.
A Sauber continuou andando com o seu C34, ainda com o objetivo de coletar informações para o projeto do novo carro. Marcus Ericsson de novo foi quem esteve ao volante do carro do ano passado. O sueco se manteve em quinto por grande parte da tarde, guiando 2s4 acima do tempo de Vettel. Assim, como os ponteiros, Ericsson também ultrapassou os 100 giros nesta terça, mas a marca veio apenas na hora final do dia.
Esteban Gutiérrez teve a chance de andar com a Haas pela primeira vez hoje. Não sofreu com falhas como Romain Grosjean no dia inicial e pode mostrar alguma consistência do novo carro da equipe estreante. Foram mais de 70 voltas e o tempo de 1min25s524, que surgiu só no fim da sessão e serviu para superar Valtteri Bottas, da Williams. O finlandês fechou seu último dia de treinos desta semana com o tempo de 1min25s872, 3s pior que Vettel. Contudo, Bottas foi capaz de andar por 129 voltas.
Nico Rosberg andou por mais de 170 voltas nesta terça-feira (Foto: Getty Images)
A Manor seguiu em seu bom ritmo, andando cerca de cinco segundos mais veloz que no último ano. Pascal Wehrlein acabou andando o dia todo, na verdade. A esquadra inglesa havia planejado colocar Rio Haryanto à tarde, mas mudou de ideia e deixou o alemão por mais tempo. No fim, o campeão do DTM conseguiu a oitava colocação da tabela de tempos, logo à frente de Fernando Alonso.
O bicampeão da McLaren foi o responsável pelos testes do carro inglês hoje. E também conseguiu impor uma grande quilometragem. Foram 119 giros ao todo. O espanhol andou com os pneus médios pela manhã e priorizou os macios à tarde, quando foi capaz de melhorar suas marcas e atingir 1min26s082, 3s2 mais lento que o líder Sebastian Vettel.
A Renault, por usa vez, viveu outro dia complicado e teve de encerrar bem mais cedo seus trabalhos. Jolyon Palmer ficou parado na curva 2 ainda no início da tarde, aparentemente com problemas de motor. E não voltou mais. Ficou mesmo com o décimo melhor tempo do dia e 42 passagens pela pista espanhola. A última posição da tabela acabou nas mãos de Max Verstappen. Depois de um problema na caixa de câmbio ontem, a Toro Rosso foi mais cautelosa hoje. Ainda assim, o jovem holandês andou por mais de 110 voltas.
Nos minutos finais, em sua última saída à pista, Vettel acabou parado na curva 2, o que abreviou o fim das atividades deste segundo dia de treinos coletivos. Amanhã, a F1 retorna para a penúltima sessão desta semana na Espanha.
google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “8352893793”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 250;
| |
F1, testes coletivos, Barcelona, dia 2:
_ cor do tempo respectiva ao pneu usado
1 |
5 |
SEBASTIAN VETTEL |
ALE |
FERRARI |
1:22.810 |
|
126 |
2 |
3 |
DANIEL RICCIARDO |
AUS |
RED BULL TAG HEUER |
1:23.525 |
+0.715 |
112 |
3 |
11 |
SERGIO PÉREZ |
MEX |
FORCE INDIA MERCEDES |
1:23.650 |
+0.840 |
101 |
4 |
6 |
NICO ROSBERG |
ALE |
MERCEDES |
1:24.867 |
+2.057 |
172 |
5 |
9 |
MARCUS ERICSSON |
SUE |
SAUBER FERRARI |
1:25.237 |
+2.427 |
108 |
6 |
21 |
ESTEBAN GUTIÉRREZ |
MEX |
HAAS FERRARI |
1:25.524 |
+2.714 |
79 |
7 |
77 |
VALTTERI BOTTAS |
FIN |
WILLIAMS MERCEDES |
1:25.648 |
+2.838 |
134 |
8 |
94 |
PASCAL WEHRLEIN |
ALE |
MANOR MERCEDES |
1:25.925 |
+3.115 |
71 |
9 |
14 |
FERNANDO ALONSO |
ESP |
McLAREN HONDA |
1:26.082 |
+3.272 |
119 |
10 |
30 |
JOLYON PALMER |
ING |
RENAULT |
1:26.189 |
+3.379 |
42 |
11 |
33 |
MAX VERSTAPPEN |
HOL |
TORO ROSSO FERRARI |
1:26.539 |
+3.729 |
121 |
Os pneus são…
ultramacios | supermacios | macios | médios | duros
VEJA A EDIÇÃO #16 DO PADDOCK GP, COM RAFAEL PASCHOALIN
function crt(t){for(var e=document.getElementById(“crt_ftr”).children,n=0;n80?c:void 0}function rs(t){t++,450>t&&setTimeout(function(){var e=crt(“cto_ifr”);if(e){var n=e.width?e.width:e;n=n.toString().indexOf(“px”)var zoneid = (parent.window.top.innerWidth
document.MAX_ct0 = '';
var m3_u = (location.protocol == 'https:' ? 'https://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?' : 'http://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?');
var m3_r = Math.floor(Math.random() * 99999999999);
document.write("”);
Relacionado
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.