Em dia de teste de Kubica e nova versão do Halo, Vettel lidera segunda manhã de treinos coletivos na Hungria

A segunda manhã de testes coletivos da F1 na Hungria acompanhou a liderança de Sebastian Vettel com a Ferrari. Mas a sessão ficou marcada pelo primeiro teste de Robert Kubica com um carro atual da F1. A Mercedes também avaliou uma versão revisada do Halo

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Depois de vencer o GP da Hungria no domingo, Sebastian Vettel voltou ao carro da Ferrari na manhã desta quarta-feira (2) em Hungaroring, no segundo dia de testes coletivos da F1. E o ferrarista se colocou logo como o mais rápido da primeira parte das atividades. Andando com os pneus supermacios, o ferrarista cravou 1min17s124, sendo 0s7 mais veloz que Lando Norris, jovem líder da GP3, que guiou o carro da McLaren. Mas os trabalhos ficaram marcados mesmo pela presença de Robert Kubica.

O polonês de 32 anos finalmente pode voltar a andar com um carro atual da F1 e fez bonito. Bastante aplaudido pelo público que compareceu ao autódromo húngaro, Kubica andou por 74 voltas durante a manhã, obtendo como melhor tempo a marca de 1min19s681, o que lhe deu a sétima posição na tabela de tempos. O piloto não encontrou qualquer problema durante seus stints com o carro preto e amarelo da Renault. Robert volta à tarde para seguir com as ações. 

“Eu não quero que o dia sirva só para me dar uma chance, eu quero que a equipe use o dia como um teste mesmo. Eu sei que temos algumas coisas importantes para testar. Eu quero me sentir confortável no carro, mas também quero que a equipe fique feliz com meu trabalho. Não em termos de tempos de volta e ritmo, mas sim com comprometimento e com feedback”, apontou Kubica em entrevista à emissora Sky Sports F1, na Hungria.

Em uma divisão de trabalhos, a Ferrari também colocou Kimi Räikkönen para andar em Hungaroring. E o finlandês fechou a atividade matutina em terceiro, à frente de Carlos Sainz, da Toro Rosso. Lucas Auer, ao volante da Force India, foi o quinto. Enquanto George Russell terminou na sexta colocação com a Mercedes.

Pierre Gasly (Red Bull), Luca Ghiotto (Williams), Santino Ferrucci (Haas) e Nobuharu Matsushita (Sauber) completaram os dez primeiros.

Robert Kubica já tem torcida em teste na F1 na Hungria (Foto: Reprodução/F1)

Confira como foi a manhã do segundo dia de testes da F1 na Hungria

 

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A quarta-feira (2) em Hungaroring amanheceu ensolarada e quente. Muito antes das 10h da manhã por lá, os termômetros ultrapassaram os 30ºC. No asfalto, a temperatura era ainda mais alta. Alta como expectativa criada em torno da sessão por uma única razão: foi a primeira vez, desde 2011, que Robert Kubica se fez presente em uma atividade oficial da F1. Como se sabe, o polonês sofreu um gravíssimo acidente durante uma disputa de rali antes do início do campeonato de 2011 e desde então precisou se afastar do Mundial, mas não do esporte. Só que agora totalmente recuperado, Kubica vem em busca de retomar a carreira na mais importante categoria do automobilismo. O piloto de 32 anos iniciou a manhã guiando o R.S.17 da Renault. 
 
Além de Robert, a sessão também viu caras novas, como a do piloto da GP3, Lando Norris, que foi chamado pela McLaren para o primeiro teste com um carro de F1. Luca Ghiotto e Nobuharu Matsushita, ambos da F2, também tomaram parte nos trabalhos com Williams e Sauber, respectivamente. Na Red Bull, Pierre Gasly entrou no lugar de Max Verstappen, enquanto que na Ferrari quem assumiu a condução do carro vermelho foi o líder do campeonato, Sebastian Vettel. 
 
George Russell, de Mercedes, e Santino Ferrucci, na Haas, também foram convidados para o teste, além de Lucas Auer, pela manhã, e Nikita Mazepin, à tarde, com a Force India.
 
E tão logo a sessão iniciou, Kubica tratou de ir à pista sob os aplausos dos fãs que ocupavam as arquibancadas da reta principal de Hungaroring. Não demorou nada e Auer seguiu o polonês, trazendo consigo Russell, que se dedicava a uma avaliação com o Halo em novo design – o suporte central surgiu mais estreito para ajudar na visibilidade direta do piloto. As primeiras voltas, como de costume, foram apenas para a verificação dos sistemas.
George Russell testa no Halo na Hungria com a Mercedes (Foto: Mercedes)
Com pouco mais de 20 minutos de testes, Vettel já se colocava na frente com 1min19s328, seguido por Carlos Sainz e Ghiotto. Enquanto isso, Kubica vinha em um segundo stint – ainda sem tempo registrado – apenas tentando se certificar de que tudo funcionava dentro do esperado.
 
Aí o tetracampeão da Ferrari apareceu com 1min18s073, fortalecendo a P1. E foi neste momento também que Kubica cravou sua primeira volta cronometrada com o carro da Renault: 1min22s701. A marca o colocava na quinta posição na tabela, que tinha essa ordem: Vettel, Ghiotto, Sainz, Ferrucci, Kubica e Gasly.

Aí Norris saiu com a McLaren com os pneus ultramacios e foi capaz de cravar o segundo melhor tempo, logo atrás de Vettel. Quem também estava andando de compostos roxos era Auer, que se colocou ali em quinto, logo atrás de Sainz. Enquanto isso, Kubica fazia seus stints usando os supermacios. O polonês mostrava consistência e andava dez voltas de cada vez. 

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Pouco antes das 11h (hora local), Vettel completou seu programa técnico e deu lugar a Kimi Räikkönen. Que imediatamente se colocou forte e saltou para a segunda posição da tabela – virando em 1min18s -, mas eventualmente acabou perdendo a posição perto do fim da sessão para Norris, que seguia andando com os pneus mais veloz e aparentemente pouco peso. 

O fim da sessão ainda foi marcada por uma bandeira vermelha. A McLaren de Norris surgiu parada na pista, mas o contratempo não mudou em nada a ordem do treino.

Robert Kubica testou pela primeira vez um carro atual da F1 nesta quarta-feira na Hungria (Foto Renault)

A sessão segue à tarde.

F1 2017, testes coletivos, Hungria, dia 2, manhã:

1   5 Sebastian VETTEL ALE Ferrari 1:17.124   40
2   47 Lando NORRIS ING McLaren Honda 1:17.894 +0.770 54
3   7 Kimi RÄIKKÖNEN FIN Ferrari 1:18.237 +1.113 16
4   55 Carlos SAINZ JR ESP Toro Rosso Renault 1:18.850 +1.726 64
5   35 Lucas AUER AUT Force India Mercedes 1:19.242 +2.118 49
6   63 George RUSSELL ING Mercedes 1:19.499 +2.375 36
7   46 Robert KUBICA POL Renault 1:19.681 +2.557 69
8   54 Pierre GASLY FRA Red Bull Tag Heuer 1:20.337 +3.213 54
9   41 Luca GHIOTTO ITA Williams Mercedes 1:20.414 +3.290 61
10   45 Santino FERRUCCI EUA Haas Ferrari 1:21.235 +4.111 57
11   36 Nobuharu MATSUSHITA JAP Sauber Ferrari 1:23.133 +6.009 44

BUEMI PERDEU PARA SI MESMO. E DI GRASSI FEZ POR MERECER TÍTULO DA F-E

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