Em manhã de testes de pneus para 2020, Verstappen lidera TL1 nos EUA

A Pirelli disponibilizou dois jogos de pneus protótipos para 2020 para cada equipe testar nesta manhã de primeiro treino livre do GP dos Estados Unidos. Mas foi com os macios que Max Verstappen superou Sebastian Vettel para liderar a sessão em Austin. Valtteri Bottas e Lewis Hamilton, da Mercedes, adotaram cronograma diferente de treinos e terminaram mais atrás na tabela de tempos

A manhã da sexta-feira (1) que abriu o fim de semana do GP dos EUA começou com um quê de 2020. Isso porque a Pirelli disponibilizou aos pilotos os protótipos dos pneus que vão ser usados nos ano que vem para testes no Circuito das Américas. Lewis Hamilton, que está a apenas 4 pontos de ser hexacampeão mundial, e Valtteri Bottas, priorizaram os trabalhos com os novos compostos e ficaram mais atrás na tabela de tempos do primeiro treino livre no Texas. A melhor marca da sessão ficou com Max Verstappen, ao marcar 1min34s057, deixando Sebastian Vettel em segundo lugar e Alexander Albon fechou o top-3.

Pierre Gasly foi um dos grandes destaques do treino ao colocar a Toro Rosso em quarto lugar, a menos de 1s do tempo registrado por Verstappen. Daniel Ricciardo, com a Renault, também foi bem e fechou o top-5, à frente de Romain Grosjean, que pilota para a equipe da casa, a Haas. Charles Leclerc foi o melhor colocado dentre os pilotos que fizeram os melhores tempos com pneus protótipos, ficando em sétimo. A relação dos dez primeiros foi completada por Hamilton, Lance Stroll e Kevin Magnussen.

Hamilton foi um dos que mais reclamou do asfalto: "É a pista mais ondulada do mundo". No fim das contas,  Lewis teve seu melhor tempo deletado por ter excedido os limites da pista na curva 19 e caiu de quarto para 18º e antepenúltimo, ficando só à frente das Williams de Robert Kubica e Nicholas Latifi, que acelerou no lugar de George Russell. Mas ainda houve tempo para marcar mais uma volta, e o britânico finalizou em oitavo.

Max Verstappen foi o mais rápido desta manhã no Texas (Foto: Getty Images/Red Bull Content Pool)

O treino também foi um indicativo de como os comissários de prova vão tratar sobre quem exceder os limites da pista: com tolerância zero. Vários pilotos tiveram seus tempos deletados por irregularidades no percurso de duas curvas em específico: a 1 e a 19. Cenário bem diferente de quando a Indy estreou em Austin, neste ano, em que os limites da pista eram praticamente ignorados.

O segundo treino livre do dia está marcado para logo mais, às 17h (horário de Brasília). O GRANDE PRÊMIO acompanha tudo AO VIVO e em TEMPO REAL.

Saiba como foi o primeiro treino livre do GP dos Estados Unidos

Com muito frio e temperatura ambiente abaixo dos 10ºC — cenário muito semelhante aos testes de inverno da F1 —, os pilotos abriram o fim de semana em Austin para a execução das primeiras voltas de instalação. Mas a dupla da Mercedes não perdeu tempo e logo colocou os primeiros tempos na tabela. As outras equipes mandaram seus pilotos para a pista em sequência, com a Pirelli também testando os protótipos de pneus para 2020, sinalizados na transmissão com T.

Nos primeiros minutos, a liderança ficou com o piloto da equipe da casa: Romain Grosjean, enquanto Kevin Magnussen completava o 1-2 provisório da Haas, enquanto as equipes de ponta vinham com um ritmo diferente na sessão. Valtteri Bottas, por exemplo, continuava seu stint com os pneus médios. Pouco depois, Albon tomava a ponta ao marcar 1mi37s203, também com pneus médios.

O anglo-tailandês melhorou em seguida para 1min35s743 depois de ter visto o tempo deletado por exceder os limites de pista na curva 19. Em seguida, Max Verstappen perdeu a então volta mais rápida, após superar Albon, pelo mesmo motivo. Quem surpreendia, então, era Lance Stroll, que estava a apenas 0s004 da liderança. E Nicholas Latifi, que acelerou no TL1 no lugar de Robert Kubica na Williams, tinha problemas no câmbio durante uma volta rápida, com a marcha despencando para neutro de repente.

Verstappen conseguiu voltar à liderança, e com tempo validado:1min35s546, enquanto Sebastian Vettel, com a Ferrari, subia para segundo. Tudo até Albon retomar a ponta, com os pneus protótipos, ao virar 1min35s451. Outro que sofria com problemas no câmbio era a Renault de Nico Hülkenberg. No fim das contas, vários pilotos reclamavam da pista ondulada.

Carlos Sainz completa 100 GPs na F1 neste fim de semana (Foto: McLaren)

Vettel tomou a ponta quando fez sua primeira volta rápida com os pneus macios: 1min34s226. Lewis Hamilton seguia na pista e testava os pneus de 2020, em programa distinto definido pela Mercedes. Pouco depois, o treino já se encaminhava para sua metade final.

O último terço da sessão começou com Vettel na ponta, Albon em segundo e Leclerc fechando o top-3. Verstappen aparecia em quarto e Stroll seguia muito bem, em quinto. A Mercedes, com programação diferente e voltada a testar os pneus de 2020, tinha seus pilotos bem mais atrás: Bottas aparecia em 12º, enquanto Hamilton estava somente em 14º, sem preocupação com os tempos de volta nesta manhã fria no Texas.

Verstappen aproveitou uma grande volta com os pneus macios e deixou Vettel para trás. 0s169 mais rápido, o holandês marcou 1min34s057 para colocar a Red Bull na ponta da manhã, enquanto Albon se colocou em terceiro, marcando uma boa performance dos taurinos no Texas. Hamilton concluiu em oitavo, enquanto Bottas terminou em 17º.

F1 2019, GP dos EUA, Circuito das Américas, treino livre 1:

1 M VERSTAPPEN Red Bull Honda   1:34.057   26
2 S VETTEL Ferrari   1:34.226 +0.169 30
3 A ALBON Red Bull Honda   1:34.316 +0.259 28
4 P GASLY Toro Rosso Honda   1:35.008 +0.951 32
5 D RICCIARDO Renault   1:35.263 +1.206 29
6 R GROSJEAN Haas Ferrari   1:35.356 +1.299 24
7 C LECLERC Ferrari   1:35.380 +1.323 23
8 L HAMILTON Mercedes   1:35.439 +1.382 32
9 L STROLL Racing Point Mercedes   1:35.586 +1.529 31
10 K MAGNUSSEN Haas Ferrari   1:35.659 +1.602 23
11 D KVYAT Toro Rosso Honda   1:35.661 +1.604 31
12 C SAINZ JR McLaren Renault   1:35.723 +1.666 26
13 K RÄIKKÖNEN Alfa Romeo Ferrari   1:35.854 +1.797 22
14 S PÉREZ Racing Point Mercedes   1:35.971 +1.914 29
15 A GIOVINAZZI Alfa Romeo Ferrari   1:36.037 +1.980 26
16 N HÜLKENBERG Renault   1:36.124 +2.067 24
17 V BOTTAS Mercedes   1:36.159 +2.102 40
18 L NORRIS McLaren Renault   1:36.263 +2.206 23
19 R KUBICA Williams Mercedes   1:37.948 +3.891 28
20 N LATIFI Williams Mercedes   1:41.112 +7.055 7
    Tempo 107%   1:40.641 +6.584  
             
REC L HAMILTON Mercedes   1:32.237 20/10/2018  
MV L HAMILTON Mercedes   1:37.392 21/10/2018  

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