Em manhã marcada pelo teste da Red Bull com Halo, Alonso lidera treinos coletivos da F1 em Silverstone

A F1 voltou à pista de Silverstone nesta terça-feira (12) apenas dois dias depois do GP da Inglaterra. A primeira de duas sessões de testes teve início com a liderança de Fernando Alonso. Mas a manhã de treinos coletivos foi marcada pela análise conduzida pela Red Bull do Halo, a peça que visa proteger o cockpit dos carros

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;

Apenas dois dias depois do tumultuado GP da Inglaterra, a F1 voltou à pista de Silverstone. A terça-feira (12) nublada é o primeiro dia testes coletivos do Mundial no traçado inglês. E a sessão matutina ficou marcada pela iniciativa da Red Bull de também avaliar o Halo, a peça que visa ampliar a segurança dos pilotos dentro cockpit e que pode fazer parte dos carros a partir de 2017. Depois do trabalho de análise feito pela Ferrari na pré-temporada, na Áustria e também no circuito britânico na última sexta-feira, a equipe austríaca se tornou o segundo time a instalar o recurso em seu carro. E o responsável por conduzir o RB12 com o equipamento foi o reserva Pierre Gasly.

 
O jovem francês completou apenas duas voltas de instalação com o Halo. Novamente, o objetivo não foi a performance, mas, sim, os testes de visibilidade. No último fim de semana, Sebastian Vettel foi quem andou com a peça no carro italiano. O tetracampeão expressou grande preocupação também com a questão da visibilidade de dentro do carro.
 
O outro destaque da manhã de testes foi Fernando Alonso. O espanhol da McLaren se colocou como o mais rápido da atividade desde as primeiras horas. E antes do almoço, cravou 1min31s290 depois de completar mais de 50 voltas pela pista britânica. A performace do bicampeão ainda o deixou 1s5 à frente do reserva Esteban Ocon, que andou com a Mercedes de Nico Rosberg e Lewis Hamilton. O novato Alex Lynn colocou a Williams na terceira posição da tabela. Nenhum brasileiro participou da sessão.
Pierre Gasly (Foto: Mark Thompson/Getty Images)

Confira como foi a manhã do primeiro dia de testes coletivos da F1 em Silverstone

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

window._ttf = window._ttf || [];
_ttf.push({
pid : 53280
,lang : “pt”
,slot : ‘.mhv-noticia .mhv-texto > div’
,format : “inread”
,minSlot : 1
,components : { mute: {delay :3}, skip: {delay :3} }
});

(function (d) {
var js, s = d.getElementsByTagName(‘script’)[0];
js = d.createElement(‘script’);
js.async = true;
js.src = ‘//cdn.teads.tv/media/format.js’;
s.parentNode.insertBefore(js, s);
})(window.document);
A F1 iniciou nesta terça o primeiro de dois dias de treinos coletivos na pista inglesa. Apenas quatro titulares foram escalados por suas equipes: Fernando Alonso (McLaren), Carlos Sainz (Toro Rosso), Pascal Wehrlein (Mercedes/2014) e Rio Haryanto (Manor). Os demais times optaram por chamar seus reservas e novatos: Esteban Ocon (Mercedes), Alex Lynn (Williams), Charles LecLerc (Ferrari), Nikita Mazepin (Force India), Santino Ferrucci (Haas), Sergey Sirotkin (Renault) e Pierre Gasly (Red Bull). A Sauber novamente foi a ausência.

E o dia começou nublado depois de uma madrugada chuvosa na região do circuito britânico. Ainda assim, as atividades tiveram início com pista seca. A Red Bull aproveitou o momento para já testar a sua versão do Halo. Gasly deixou as garagens logo no início e deu apenas duas voltas de instalação, como foi praxe também das avaliações feitas pela Ferrari na semana passada.

Ainda nos primeiros minutos, muita gente foi à pista usando os compostos médios da Pirelli. Enquanto Ocon já completava suas primeiras voltas com o carro atual da Mercedes, Pascal Werhlein foi chamado pela esquadra alemã para andar com o modelo de 2014 – o W05 -, testando os pneus de 2017 da Pirelli. E, nesta primeira fase, o jovem francês se mostrou o mais veloz.

Fernando Alonso foi o mais rápido na manhã em Silverstone (Foto: Getty Images)

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

E não demorou para que todos já optassem por sair com os pneus macios. Wehrlein, entretanto, ainda andava com os compostos sem marcas da Pirelli. Assim, Carlos Sainz, o primeiro a deixar os pits com os amarelos, também foi o primeiro a aparecer na ponta, com 1min35s9. E o espanhol dedicou o dia à confiabilidade. Antes da pausa do almoço, ainda que tenha perdido a liderança, o piloto da Toro Rosso já havia andando por 77 voltas. Aliás, quem roubou o P1 do jovem na tabela foi o compatriota Alonso, logo depois das duas horas de sessão e usando os pneus amarelos.

O espanhol da McLaren ainda foi baixando suas marcas a cada saída dos boxes, revezando o uso dos pneus médios, macios e supermacios. Pouco antes da pausa, o bicampeão alcançou 1min31s290 e mais de 55 voltas pela pista. O tempo ainda foi 1s5 mais veloz que o de Ocon, que priorizou voltas em ritmo de classificação no fim da manhã, com os compostos vermelhos.

Com a Williams, Lynn, que foi chamado de última hora para o lugar de Valtteri Bottas, se colocou em terceiro, seguido pelo jovem Leclerc, com a Ferrari. O francês andou pouco, na verdade. Completando apenas 17 voltas, o piloto enfrentou uma falha de motor, que o deixou preso nas garagens por boa parte da sessão. O novato russo Nikita Mazepin, guiando para a Force India, fechou o top-5 após 35 giros.

Sainz foi o sexto colocado da manhã, enquanto Santino Ferrucci foi o sétimo. Wehrlein, testando os pneus da Pirelli, acabou em oitavo, à frente de Haryanto, Sirotkin e Gasly.

O treino continua na parte da tarde em Silverstone.

F1 2016, Silverstone, Testes coletivos, dia 1, manhã:

1 14 FERNANDO ALONSO ESP McLAREN HONDA   1:31.290   55
2 24 ESTEBAN OCON FRA MERCEDES   1:32.833 +1.543 80
3 41 ALEX LYNN ING WILLIAMS MERCEDES   1:34.433 +3.143 38
4 32 CHARLES LECLERC FRA FERRARI   1:34.446 +3.156 17
5 34 NIKITA MAZEPIN RUS FORCE INDIA MERCEDES   1:34.521 +3.231 35
6 55 CARLOS SAINZ JR ESP TORO ROSSO FERRARI   1:34.643 +3.353 77
7 51 SANTINO FERRUCCI EUA HAAS FERRARI   1:34.866 +3.576 53
8 94 PASCAL WEHRLEIN ALE MERCEDES*   1:34.982 +3.692 48
9 46 SERGEY SIROTKIN RUS RENAULT   1:35.631 +4.341 35
10 88 RIO HARYANTO INA MANOR MERCEDES   1:36.575 +5.285 30
11 15 PIERRE GASLY FRA RED BULL TAG HEUER   1:43.891 +12.601 7

*Mercedes 2014 – Testes de pneus

PADDOCK GP #36 ANALISA FIM DE SEMANA DE POLÊMICAS NA F1 E NA F-E

.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height: 0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute; top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “8352893793”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 250;

fechar

function crt(t){for(var e=document.getElementById(“crt_ftr”).children,n=0;n80?c:void 0}function rs(t){t++,450>t&&setTimeout(function(){var e=crt(“cto_ifr”);if(e){var n=e.width?e.width:e;n=n.toString().indexOf(“px”)

var zoneid = (parent.window.top.innerWidth document.MAX_ct0 = '';
var m3_u = (location.protocol == 'https:' ? 'https://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?' : 'http://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?');
var m3_r = Math.floor(Math.random() * 99999999999);
document.write("”);

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.