Nos primeiros minutos do exercício, o piloto da Mercedes teve Jenson Button como principal rival, mas logo conseguiu deixar o piloto da McLaren para trás ao cravar 1min24s781. Pouco depois, Lewis Hamilton completou o domínio da equipe, se instalando a 0s449 do companheiro de time.
Button caiu para terceiro e só foi removido do top-3 nos minutos finais, quando Sebastian Vettel decidiu deixar os boxes e começou a escalar o pelotão. Apesar da reconhecida força do tetracampeão, o germânico não passou de 1min25s387 e fechou o treino com 0s606 de atraso para Rosberg.
Fernando Alonso garantiu a quinta marca, 0s812 atrás do líder. Se despedindo da F1 neste fim de semana, Mark Webber registrou 1min25s797 e garantiu o sexto tempo.
Saiba como foi o primeiro treino livre para o GP do Brasil de F1:
Ao som de Sweet Child O’Mine, do Guns N’ Roses, os trabalhos em Interlagos começaram com chuva nesta sexta-feira (22). Confirmando a previsão meteorológica, o dia amanheceu bastante nublado na capital paulista, com a temperatura ambiente na casa dos 19°C. O asfalto batia a marca de 20°C, com a umidade relativa do ar em 82%.
O macacão especial de Felipe Massa para o GP do Brasil (Foto: Ferrari)
Para a primeira sessão de treinos livres, Daniil Kvyat assumiu a vaga de Daniel Ricciardo, com Rodolfo González no carro de Max Chilton e James Calado substituindo Paul di Resta na Force India.
Apesar da pista úmida, Jules Bianchi deixou os boxes de Interlagos tão logo o pit-lane foi aberto, calçando sua Marussia com os pneus de pista molhada. O piloto francês foi seguido por Esteban Gutiérrez, Valtteri Bottas, González, Nico Rosberg, Nico Hülkenberg, Pastor Maldonado, Charles Pic e Jenson Button.
Pouco a pouco, mais pilotos foram indo para a pista, mas apenas para registrar suas voltas de instalação. Com pouco mais de dez minutos de sessão, apenas Sergio Pérez e James Calado não tinham registrado suas voltas de instalação.
Aproveitando a última etapa do calendário de 2013, a Pirelli levou para Interlagos dois conjuntos dos protótipos dos pneus slicks da próxima temporada, mas as condições climáticas atrapalharam os planos da fábrica italiana e das próprias equipes.
O primeiro a cravar tempo no circuito paulistano nesta manhã foi Button. O vencedor do GP do ano passado anotou 1min26s184 usando os compostos intermediários, mas logo teve sua marca superada por Rosberg, que foi 0s437 mais rápido. Pérez marcou tempo na sequência, mas foi 7s171 mais lento que o ponteiro.
O britânico da McLaren passou em 1min25s391 na sequência e recuperou a ponta da tabela abrindo 0s356 de margem para o rival da Mercedes. Pérez melhorou seu registro na sequência, assim como Nico, que retomou a liderança do exercício.
Com pouco mais de 1h10min para o fim do treino, Hamilton foi para a pista para registrar 1min27s707. O britânico, entretanto, escorregou e rodou na entrada da Curva do Sol. O campeão de 2008 ficou parado no meio da pista, mas logo conseguiu voltar.
A ação começou a aumentar na sequência. Rosberg tinha a ponta da tabela de tempos, à frente de Button e Pérez. Hülkenberg vinha na quarta colocação, seguido por Hamilton, Gutiérrez, Sutil e Kvyat, que aparecia 4s8 atrás do líder.
Por conta da água na pista, muitos pilotos escaparam no traçado nesses primeiros minutos do treino, inclusive Pérez, que passou do ponto na curva um.
Com 1min24s781, Rosberg seguia na ponta, 0s610 atrás de Button. Hamilton assumiu o terceiro posto, à frente de Pérez e Hülkenberg. Kvyat tinha o sexto tempo, seguido por Sutil, Gutiérrez e Bottas.
Perto da barreira de uma hora para o fim da sessão, Hamilton cravou 1min25s277 e saltou para o segundo posto, se instalando a 0s496 de seu companheiro de equipe.
Passada a primeira meia hora de treino, apenas as duplas de Red Bull, Lotus e Ferrari, e James Calado não tinham registrado tempo. Alonso, entretanto, estava na pista para registrar sua primeira marca, assim como Massa.
Além de um novo capacete, o piloto brasileiro foi para a pista em Interlagos usando um macacão especial, que quebrava o vermelho Ferrari com o verde e amarelo da bandeira nacional. Correndo em casa, Felipe saltou para o sexto posto, com Alonso assumindo a nona colocação. Assim como os demais pilotos em pista, a dupla ferrarista utilizava pneus intermediários, identificados pela cor verde.
Com 1min25s593, Alonso saltou para o quarto posto, 0s812 atrás de Rosberg, que seguia no comando do exercício. Pérez vinha em quinto, à frente de Hülkenberg e Massa, que foi para os boxes da Ferrari.
O estreante Kvyat também exibia um bom ritmo nas adversas condições de Interlagos. O russo, que será o substituto de Ricciardo na Toro Rosso em 2014, anotou 1min26s064 e assumiu o sexto posto, passando Hülkenberg e Massa.
Kovalainen também foi melhor, saltando para a sétima colocação. Na ponta da tabela, Rosberg seguia ditando o ritmo, 0s449 à frente de Hamilton, que indicava que sua Mercedes estava saindo muito de traseira. Romain Grosjean também deixou os boxes e, com problemas de aderência, saltou para 11º.
Calçando a Red Bull com pneus duros, Vettel deixou os boxes, mas voltou na sequência, já que fazia apenas um teste aerodinâmico.
Rompida a barreira de 45 minutos para o fim, apenas Webber e Vettel não tinham marcado tempo. Rosberg seguia na ponta, sustentando a marca de 1min24s781. Hamilton vinha na sequência, à frente de Button, Alonso, Pérez, Kvyat, Kovalainen, Hülkenberg e Massa.
Com a temperatura da pista ligeiramente aumentada, o asfalto do Autódromo José Carlos Pace começou a secar e Vettel deixou os boxes da Red Bull usando os pneus protótipos de 2014. O germânico, entretanto, voltou para a garagem na sequência – de novo sem marcar tempo –, já que foi informado por seus engenheiros que o time tinha coletado os dados que julgava necessários.
Com pouco mais de meia hora para o fim, Kvyat aparecia como o piloto que mais completou voltas na sessão: 17. O russo tinha 1min26s064 como seu melhor registro, 1s283 atrás do líder do treino.
Do lado contrário e excluindo a dupla da Red Bull – que seguia sem tempo –, Rosberg era o piloto com menos voltas completadas: seis. Ainda assim, o germânico seguia puxando a fila em Interlagos.
A chuva que parecia ter dado uma trégua, voltou a aparecer com mais força. Enquanto isso, Grosjean se ocupava brigando com Giedo van der Garde. De maneira bastante efusiva, aliás.
No início do terço final da sessão, apenas Gutiérrez, Sutil e Pic seguiam na pista. A diferença entre o primeiro colocado – Rosberg – e o último – González – era de 7s865.
Nos boxes da Red Bull, o time rubro-taurino trabalhava para mandar Webber para a pista, mas os planos foram abortados e os cobertores dos pneus foram recolocados.
Com a pista bem molhada, os carros começaram a patinar bastante, mas, pelas informações das equipes, o clima decidiu dar uma mãozinha aos pilotos e prometia uma ligeira trégua nos 20 minutos finais da sessão. Assim, Webber foi para a pista com pneus intermediários e saltou direto para a oitava colocação, 1s360 atrás do líder. Na sequência, o australiano foi ainda melhor, subindo para o quinto posto.
Nos boxes do time dos energéticos, Vettel aparecia dentro do carro, mas seguia como único piloto sem marcar tempo na sessão. Instantes depois, o campeão da temporada 2013 cruzou o pit-lane e foi para a pista com pneus intermediários, registrando, enfim, sua primeira volta.
Com 1min26s333, Vettel tinha a 12ª colocação, à frente de Grosjean, Vergne, Sutil, Bottas, Maldonado, Calado, Van der Garde, Pic, Bianchi e González. Sebastian era 1s552 mais lento que Rosberg.
De volta à pista, Rosberg seguia sem conseguir baixar sua marca, mas deu uma grande escorregada na quinta curva do traçado.
Vettel só foi para a pista nos minutos finais do treino (Foto: Red Bull/Mark Thompson/Getty Images)
Com 1min25s634, Vettel saltou para a quinta colocação, 0s853 atrás do líder da sessão. Webber vinha logo atrás do companheiro de equipe, à frente de Pérez, Kvyat e Kovalainen, que segue substituindo Kimi Räikkönen.
Com cerca de sete minutos para o fim, Vettel cravou 1min25s387 e assumiu o terceiro posto, 0s606 atrás de Rosberg. Nos minutos finais, Vettel tentava melhorar sua marca, mas escapou da pista na subida da Curva do Café.
Sem melhoras na condição do asfalto, ninguém conseguiu superar o tempo registrado por Rosberg, que garantiu a liderança do primeiro treino em São Paulo com direito a dobradinha da Mercedes.
F1, GP do Brasil, Interlagos, treino livre 1:
1 |
Nico ROSBERG |
ALE |
Mercedes |
|
1:24.781 |
|
14 |
2 |
Lewis HAMILTON |
ING |
Mercedes |
|
1:25.230 |
+0.449 |
13 |
3 |
Sebastian VETTEL |
ALE |
Red Bull Renault |
|
1:25.387 |
+0.606 |
17 |
4 |
Jenson BUTTON |
ING |
McLaren Mercedes |
|
1:25.391 |
+0.610 |
25 |
5 |
Fernando ALONSO |
ESP |
Ferrari |
|
1:25.593 |
+0.812 |
13 |
6 |
Mark WEBBER |
AUS |
Red Bull Renault |
|
1:25.797 |
+1.016 |
17 |
7 |
Sergio PÉREZ |
MEX |
McLaren Mercedes |
|
1:25.946 |
+1.165 |
15 |
8 |
Daniil KVYAT |
RUS |
Toro Rosso Ferrari |
|
1:26.064 |
+1.283 |
17 |
9 |
Heikki KOVALAINEN |
FIN |
Lotus Renault |
|
1:26.133 |
+1.352 |
31 |
10 |
Nico HÜLKENBERG |
ALE |
Sauber Ferrari |
|
1:26.232 |
+1.451 |
17 |
11 |
Felipe MASSA |
BRA |
Ferrari |
|
1:26.248 |
+1.467 |
15 |
12 |
Esteban GUTIÉRREZ |
MEX |
Sauber Ferrari |
|
1:26.326 |
+1.545 |
28 |
13 |
Romain GROSJEAN |
FRA |
Lotus Renault |
|
1:26.570 |
+1.789 |
28 |
14 |
Jean-Éric VERGNE |
RUS |
Toro Rosso Ferrari |
|
1:26.593 |
+1.812 |
22 |
15 |
Adrian SUTIL |
ALE |
Force India Mercedes |
|
1:27.115 |
+2.334 |
25 |
16 |
Valtteri BOTTAS |
FIN |
Williams Renault |
|
1:27.269 |
+2.488 |
23 |
17 |
Pastor MALDONADO |
VEN |
Williams Renault |
|
1:27.358 |
+2.577 |
23 |
18 |
James CALADO |
ESC |
Force India Mercedes |
|
1:27.436 |
+2.655 |
9 |
19 |
Giedo VAN DER GARDE |
HOL |
Caterham Renault |
|
1:28.107 |
+3.326 |
18 |
20 |
Charles PIC |
FRA |
Caterham Renault |
|
1:28.199 |
+3.418 |
17 |
21 |
Jules BIANCHI |
FRA |
Marussia Cosworth |
|
1:30.004 |
+5.223 |
24 |
|
TEMPO 107% |
TL1 |
|
|
1:30.715 |
+5.934 |
|
22 |
Rodolfo GONZÁLEZ |
VEN |
Marussia Cosworth |
|
1:32.646 |
+7.865 |
19 |
|
|
|
|
|
|
|
|
REC |
Rubens BARRICHELLO |
BRA |
Ferrari F2004 |
|
1:09.822 |
23/10/2004 |
|
MV |
Juan Pablo MONTOYA |
COL |
Williams BMW F26 |
|
1:11.473 |
24/10/2004 |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Condições do tempo |
|
CHUVA |
|
ar: 19-20ºC | pista: 19-24ºC |
|
Pneu intermediário |
|
|
|
|
|
|