Em trabalho silencioso, Ferrari impressiona por velocidade e consistência na busca por desafiar Mercedes

A Ferrari mudou sua estratégia e decidiu apostar nos talentos da casa, o que parece ter sido um enorme acerto, dada a boa impressão deixar pelo novo carro nestes dois primeiros dias de testes. A equipe vermelha andou mais que a Mercedes e, de fato, parece mais próxima dos alemães

 

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;

Às vezes, o silêncio é a melhor arma, e parece que é o caso com a Ferrari neste início de 2017 na F1. A equipe optou por calar seus pilotos nos dois primeiros dias de testes em Barcelona e apenas se concentrou no trabalho. Adotando uma postura bastante metódica durante as atividades catalã, a esquadra mais tradicional do grid surpreendeu e parece, de fato, ter acertado a mão da sua SF70H na busca por enfim tentar desafiar a poderosa Mercedes. 

 
Isolada, a escuderia vermelha foi à pista hoje com um Kimi Räikkönen febril, mas que não poupou esforços ao longo das nove horas de atividades na Catalunha. O finlandês andou por mais de 100 voltas em um ritmo forte, consistente e veloz. De verdade, a nova criação de Maranello parece um modelo bastante equilibrado – diferente de seu antecessor, que se mostrou um tanto errático ao longo de 2016. 
 
Uma observação mais atenta do comportamento do carro na pista mostrou que o campeão de 2007 pilotou a nova Ferrari como quis, atacando as curvas e revelando grata estabilidade, evidenciando o bom acerto aerodinâmico dos italianos dentro dos novos regulamentos.
Kimi Räikkönen foi o homem da Ferrari nesta terça em Barcelona (Foto: Twitter/Ferrari)

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

Dessa forma, Räikkönen conseguiu se impor à tarde – assim como Sebastian Vettel fizera durante grande parte do dia de ontem. E ao contrário do que acontecera no ano passado, quando a Ferrari optou por rodar muito com os compostos mais macios da Pirelli e até chegou a passar uma imagem ilusória de um desempenho melhor, agora o time parece ter uma estratégia diferente. E isso é também reflexo da decisão da equipe em manter o projeto nas mãos dos talentos da casa, sob a direção de Mattia Binotto, além da opção em permanecer com a dupla de pilotos do último ano. 

 
Dessa forma, Kimi chegou a rodar em cima dos pneus médios, mas foi com os macios que conseguiu seu melhor tempo da sessão, 0s023 mais veloz que Lewis Hamilton – o segundo do dia. Só que o inglês conseguiu a marca usando os supermacios, em uma tática também diferente da Mercedes – que tradicionalmente prefere os compostos mais duros. 
 
Em que pesem as configurações diferentes e as cargas de combustível distintas, a Ferrari chega em 2017 com um desempenho mais realista, digamos. Os italianos ainda não tiveram problemas de nenhuma espécie e vem esbanjando confiabilidade. É claro que alguém vai lembrar que eles fizeram o mesmo no ano passado, e é verdade. Ou que ainda é cedo para falar, mas a realidade é que o time parece agora se entender e começa a se beneficiar de uma nova forma de trabalho.
 
A Mercedes também impressiona, é claro. Os alemães, na verdade, parecem mais preocupados em compreender uma situação toda de corrida. Hoje, completaram uma simulação completa, testaram pelas aerodinâmicas e seguem estudando a eficiência da asa em ‘T’ dupla. Mas é preciso dizer que a Ferrari está mais perto, se vai estar em Melbourne, ainda é uma questão sem resposta. 
 
PADDOCK GP #66 RECEBE LUCAS DI GRASSI, DEBATE F-E E NOVOS CARROS DA F1

.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height: 0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute; top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “8352893793”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 250;

fechar

function crt(t){for(var e=document.getElementById(“crt_ftr”).children,n=0;n80?c:void 0}function rs(t){t++,450>t&&setTimeout(function(){var e=crt(“cto_ifr”);if(e){var n=e.width?e.width:e;n=n.toString().indexOf(“px”)

var zoneid = (parent.window.top.innerWidth document.MAX_ct0 = '';
var m3_u = (location.protocol == 'https:' ? 'https://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?' : 'http://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?');
var m3_r = Math.floor(Math.random() * 99999999999);
document.write("”);

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.