F1

Embate entre Verstappen e Vettel gera troca de farpas e xingamentos. Sobra até para diretor de corrida da F1

Sebastian Vettel, Max Verstappen e Daniel Ricciardo se envolveram em uma enorme polêmica no GP do México deste domingo (30). Tudo por conta de uma disputa pelo terceiro posto na parte final da prova. E a confusão sobrou até para o diretor de corrida da F1, Charlie Whiting

Warm Up / Redação GP, de Curitiba

Se Lewis Hamilton viveu uma corrida tranquila e sem sobressaltos, caminhando tranquilamente para a vitória, o mesmo não se pode dizer da luta pelo último lugar do pódio. Na parte final do GP do México deste domingo (30), Max Verstappen, Sebastian Vettel e Daniel Ricciardo se viram em uma batalha pelo terceiro posto, mas a briga não terminou nada bem.
 
O holandês vinha em terceiro, à frente do ferrarista e do companheiro de Red Bull. Mas, na volta 69, ao se defender do ataque do tetracampeão na curva 1, acabou escapando da pista, mas não liberou a passagem do rival, que se revoltou no rádio. Mais atrás, Ricciardo aproveitou a disputa e tentou ultrapassar Vettel, que bloqueou a manobra mudando de direção na zona de frenagem. 
 
Os dois incidentes foram parar na mesa dos comissários. No primeiro, a direção de prova entendeu que Verstappen infrigiu as regras e acabou punindo o jovem com acréscimo de 5s em seu tempo total de corrida, o que o fez perder o pódio e cair para o quinto lugar. Os oficiais da FIA agora estão investigando o segundo caso.
Sebastian Vettel esbravejou contra Verstappen (Foto: Ferrari)

Ainda assim, os incidentes geraram broncas de todos os lados. No momento da bandeirada, Vettel gesticulou bastante contra Verstappen, depois de ter se queixado com a Ferrari via rádio.
 
Confira a conversa de Vettel, o engenheiro Ricciardo Adami e o chefe Maurizio Arrivabene no momento da disputa com os pilotos da Red Bull:
 
Vettel: "Sai, Sai (omitido), por favor. Ele é um (Omitido). Isso que ele é. Quer dizer, eu sou o único ou você está vendo o que eu estou vendo?"
 
Adami: "Charlie disse.."
 
Vettel: "Ah sim, quer saber, aqui vai mensagem para Charlie... Honestamente, vai se (omitido)"
 
Sobre o incidente com Ricciardo, Vettel: "Honestamente, eu vou bater em alguém... Acho que tenho um pneu furado, traseiro esquerdo"
 
Adami: "Os pneus estão bem, os pneus estão bem"
 
Vettel: "Ele tem de me devolver a posição. Fim da história".
 
Arrivabene: "Sebastian, Sebastian, se acalme, se acalme. Eles estão investigando. Eu sei que não é justo, mas fica calmo. Coloque a cabeça no lugar e depois falamos sobre isso."
 
Vettel: "Ok, entendi"
 
Ao falar sobre o incidente, Verstappen também foi duro com Vettel e disse que o alemão precisa voltar à escola, o chamando também de "ridículo". Já Ricciardo afirmou que o tetracampeão não merecia o pódio.