Na Garagem: Fittipaldi bate Regazzoni e Scheckter e é bicampeão da F1 nos EUA
Emerson Fittipaldi conquistou o bicampeonato de 1974 em um GP dos Estados Unidos que ainda contou um pódio de José Carlos Pace, o segundo do brasileiro na F1. Porém, o fim de semana não foi apenas de celebração, uma vez Helmut Koinigg sofreu um acidente fatal ainda nas voltas iniciais da corrida
Apesar de passar por um período de seca de pilotos na Fórmula 1, o Brasil tem uma história riquíssima na principal categoria do esporte a motor e que começou a ganhar destaque com os feitos de Emerson Fittipaldi. O natural de São Paulo foi o primeiro piloto brasileiro que se aventurou no certame e atingiu certo protagonismo graças aos títulos que conquistou. Os louros, além de eternizá-lo na história, também serviu como incentivo para tantos outros compatriotas almejarem a carreira no automobilismo europeu.
O segundo e último título de Fittipaldi na Fórmula 1, inclusive, foi alcançado em um domingo, 6 de outubro, como hoje, mas há 50 anos atrás. Naquela temporada, em que defendia a McLaren, Emerson teve como principais rivais Clay Regazzoni, na Ferrari, e Jody Scheckter, na Tyrrell. Os três chegaram à última etapa do calendário em Watkins Glen, nos Estados Unidos, com chances matemáticas de título.
Entre os postulantes, Scheckter brigava por fora, uma vez que havia somado apenas 45 pontos nas 14 etapas anteriores e sustentava uma desvantagem de sete tentos para os rivais. Já Fittipaldi e Regazzoni foram para Watkins Glen com 52 tentos cada. O brasileiro tinha a vantagem do empate, uma vez que tinha três vitórias no ano, contra apenas uma do suíço. Essa foi a primeira vez na história da Fórmula 1 que os concorrentes ao título chegaram à prova derradeira empatados. O feito só voltou a se repetir 47 anos depois, quando Lewis Hamilton e Max Verstappen foram para a decisão da campanha de 2021 em Abu Dhabi com os mesmos 369.5 tentos.
A matemática do título era a seguinte. Para ser campeão, Fittipaldi precisava somar no mínimo a mesma quantidade de pontos de Regazzoni, uma vez que levava a vantagem no critério de desempate pelo número de vitórias. Já para Scheckter ser campeão, era preciso vencer e torcer para Emerson e Clay serem no máximo sexto.
Apesar de apenas três pilotos terem chegado ao GP dos Estados Unidos com chances de título, a temporada 1974 da Fórmula 1 foi um tanto disputada e sete pilotos venceram ao menos uma corrida. Por isso, os postulantes não podiam esperar uma vida fácil na rodada em Watkins Glen. E de fato eles enfrentaram seus problemas.
Entre os protagonistas da temporada, Scheckter foi o que conseguiu o melhor desempenho na classificação. Porém, fez apenas o sexto melhor tempo na sessão que define o grid de largada e ficou a 0s5 do pole Carlos Reutmann. Fittipaldi foi apenas o oitavo, com Regazzoni logo atrás, em nono. José Carlos Pace, outro brasileiro no grid, ficou com a segunda posição a apenas 0s017 do argentino.
Com os rivais largando tão próximos, a largada poderia ser determinante para o desfecho do campeonato, e pular à frente poderia ser um bom passo para a conquista do título. Quando a corrida teve início, Reutmann manteve a dianteira e foi seguido por James Hunt, Pace, Niki Lauda e Scheckter. Um pouco mais atrás, Emerson e Clay tiveram um começo interessante e ganharam duas posições cada e até travaram uma disputa.
Na curva 1, o suíço até chegou a ficar à frente do brasileiro. Os dois dividiram cerca de três curvas lado a lado e disputaram de forma dura a sexta colocação, em que Emerson também não aliviou e levou a melhor.
Na décima volta aconteceu o acidente fatal de Helmut Koinigg que, de certa forma, ficou ofuscado por causa da batalha pelo título. O piloto austríaco estava dando seus primeiros passos na Fórmula 1 e fazia a segunda corrida de sua carreira. Koinigg, no entanto, acabou batendo forte contra um guard-rail que estava mal colocado. O piloto morreu decapitado, mas ainda assim, a prova seguiu adiante.
Voltando para a disputa do título, se a primeira volta ficou marcada pelo embate entre os líderes do campeonato, um novo confronto nunca voltou a acontecer no decorrer das 59 voltas em Watkins Glen. Regazzoni começou a perder desempenho e foi superado por John Watson, Jochen Mass, Ronnie Peterson e Patrick Depailler. No 14º giro, o titular da Ferrari entrou nos boxes para os mecânicos detectarem a causa do problema. O culpado foi um amortecedor, que apresentou falhas e teve de ser trocado. Porém, quando voltou à pista, já estava quatro voltas atrás do líder. Era praticamente fim de disputa para o suíço, que ainda cruzou a linha de chegada em 11º.
Assim, a situação de Fittipaldi ficou mais tranquila. Afinal, no momento dos problemas de Regazzoni, o brasileiro era o sexto e estava logo atrás de Scheckter, que precisaria vencer para desbancar Emerson no topo da tabela. Assim, a corrida do piloto da McLaren se resumiu a poupar equipamento para evitar uma quebra e “marcar” Jody. No giro 24, ambos ainda ganharam uma posição por causa de uma perda de rendimento no carro de Niki Lauda.
Enquanto Fittipaldi e Scheckter seguiam próximos, lá na frente Reutmann liderava o pelotão e era seguido por Hunt e Pace, que abriam vantagem em relação ao quarto colocado. Emerson até apresentou mais ritmo que o rival, mas optou pelo conservadorismo e seguiu comboiando Jody. Porém, na volta 45, o sul-africano teve um problema de injeção eletrônica e teve de abandonar. Assim, o cenário ficou ainda mais tranquilo para o piloto da McLaren.
A partir do giro 46, a corrida tinha Reutmann na liderança, seguido por Hunt e Pace. Fittipaldi seguia em quarto, enquanto Regazzoni era 12º. Portanto, apenas uma catástrofe impediria o brasileiro de conquistar o segundo título. Porém, a corrida seguiu de forma tranquila e poucas foram as ultrapassagens até chegar a volta final.
Lá na frente, James Hunt teve problemas de freio, perdeu rendimento e foi superado por José Carlos Pace na volta 55. Assim, o piloto brasileiro seguiu na segunda colocação até o final da prova, que teve Reutmann como vencedor liderando uma dobradinha da Brabham. Apesar do contratempo, Hunt conseguiu fechar no pódio. Fittipaldi, que seguiu administrando o ritmo, cruzou a linha de chegada em quarto e foi bicampeão, uma vez que Regazzoni teve uma série de problemas e sequer pontuou.
A Fórmula 1 agora só volta entre os dias 18 e 20 de outubro para o GP dos Estados Unidos, em Austin.
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