Engenheiro de Vettel vê dois grandes desafios no GP da Bélgica: estratégia de pneus e acerto aerodinâmico

Sebastian Vettel terá dois grandes dilemas em Spa-Francorchamps, de acordo com o engenheiro Riccardo Adami. A estratégia de pneus, afetada pelo clima instável, e o complexo acerto aerodinâmico vão ser protagonistas

O GP da Bélgica tem o hábito de ser um dos mais desafiadores do calendário da F1. Realizado no exigente circuito de Spa-Francorchamps, a etapa destoa do que se vê no resto da temporada. Para Riccardo Adami, engenheiro de Sebastian Vettel na Ferrari, dois grandes desafios marcam a prova belga: a estratégia de pneus, consequência do clima instável, e o complexo acerto aerodinâmico.
 
“Spa é muito desafiador do ponto de vista meteorológico. Lembro que antes já tivemos uma parte do circuito com sol e outra com chuva. Então é preciso estar ligado na estratégia e nos pneus”, explicou Adami.
Sebastian Vettel vai passar por um fim de semana desafiador (Foto: Getty Images)
Já o entrave aerodinâmico é relacionado com as altas velocidades de Spa. Além disso, o sistema de freios também é um fator.
 
“Temos um setor com curvas de alta velocidade, enquanto o resto é composto por longas retas. Então é difícil encontrar o acerto ideal para as asas, tentando conseguir eficiência aerodinâmica, mas sem comprometer a velocidade”, disse.
 
“O sistema de freios, mesmo que não esteja muito estressado, é muito importante. Principalmente na última chicane, durante a classificação. Os pilotos chegam lá com tudo, tentando ganhar alguns décimos no fim, mas tomando cuidado para não acabar com a volta inteira”, finalizou.
 
Além dos desafios inerentes ao GP da Bélgica, a Ferrari tem um ainda maior para lidar: a Red Bull tomou o segundo lugar no Campeonato de Construtores, e parece capaz de abrir vantagem.
PADDOCK GP #43 DEBATE INDY E MOTOGP E FAZ PRÉVIA DA F1

.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height: 0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute; top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “8352893793”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 250;

fechar

function crt(t){for(var e=document.getElementById(“crt_ftr”).children,n=0;n80?c:void 0}function rs(t){t++,450>t&&setTimeout(function(){var e=crt(“cto_ifr”);if(e){var n=e.width?e.width:e;n=n.toString().indexOf(“px”)

var zoneid = (parent.window.top.innerWidth document.MAX_ct0 = '';
var m3_u = (location.protocol == 'https:' ? 'https://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?' : 'http://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?');
var m3_r = Math.floor(Math.random() * 99999999999);
document.write("”);

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.